Por volta das 4h30 de domingo (26) o Corpo de Bombeiros foi chamado por uma pessoa da vizinhança que viu fumaça saindo de uma casa situada em Sumida-ku, Tóquio.
Dezenas de bombeiros trabalharam ativamente para conter as chamas, mas elas rapidamente se espalharam pela vizinhança, a partir de um sobrado, onde antigamente funcionava como escritório mas estava ocupado como residência.
Segundo a polícia, a área queimada chegou a 600 metros quadrados, pois os sobrados ficam todos concentrados em uma área residencial.
Um homem na faixa dos 80 anos sofreu queimaduras no rosto e foi encaminhado para o hospital e mais uma pessoa também foi ferida.
“Eu estava usando um fogareiro com tubo de gás cassete, pelo qual começou o incêndio”, teria dito o idoso.
Um dos moradores que evacuou rapidamente disse que “Ouvi um som de explosão umas 5 a 6 vezes. Isso me acordou. Havia muita fumaça”.
Takao Sakaguchi, ex-membro do Corpo de Bombeiros de Tóquio: “Se ocorrer um incêndio, é importante apagá-lo nos estágios iniciais. Por isso é importante manter o extintor de incêndio em dia”.
De acordo com os dados do Corpo de Bombeiros de Tóquio, os fogareiros com gás cassete são a maior causa de incêndio doméstico, superior aos aquecedores a querosene e cigarro.
Em Sumida-ku havia alerta de clima seco e vento forte desde sábado (25). Na manhã de domingo o índice de umidade era de apenas 30%, um dos fatores que contribuiu para a rápida propagação do fogo.
Fonte: ANN