Com mais de 47 mil mortes na Turquia e na Síria por causa do terremoto devastador de 7,8 em 6 deste mês, seguido de uma réplica de 7,5, ocorreram mais dois abalos de magnitude 6,4 e logo em seguida um de 5,8, por volta das 2h de terça-feira (21), no horário de Tóquio.
As pessoas foram tomadas de pânico e saíram para as ruas. Com esses dois abalos sísmicos, a informação obtida pela NHK é que resultaram em 3 mortes e 213 se feriram na cidade de Defne, província de Hatay, Turquia.
Sob frio, com neve, as milhares de pessoas que perderam suas moradias ainda continuam vivendo em barracas e abrigos improvisados, passadas duas semanas, mas o governo turco começou a disponibilizar casas pré-fabricadas.
Cem casas ficaram prontas e desde segunda-feira (20) o governo transferiu 20 famílias que estavam em barracas para as instalações.
Na Turquia estima-se que 41.156 pessoas morreram e são 5.914 na Síria. Calcula-se que o número de vítimas desabrigadas, vivendo em barracas improvisadas passe de 1 milhão.
Fontes: NHK e The Mainichi