Norovírus: como se transmite, sintomas e como se cuidar

Esse vírus causa gastroenterite, o que debilita a pessoa dependendo da gravidade. Por isso, a importância de saber dos cuidados.

Imagem ilustrativa de mulher com mal-estar (Pexels)

O norovírus é um vírus pertencente à família Caliciviridae que causa inflamação gastrointestinal. É a principal causa de doença infecciosa aguda no mundo.

Publicidade

É altamente contagioso e pode se espalhar facilmente de pessoa a pessoa, por meio do ar, do contato fecal-oral com ingestão de alimentos ou bebidas contaminados pelo vírus ou objetos contaminados.

Sintomas do norovírus

O norovírus é conhecido como a “doença do vômito” devido aos sintomas de diarreia, náuseas e vômitos e dor de cabeça. A maioria desses sintomas desaparece dentro de alguns dias, mas a diarreia e os vômitos podem durar por vários dias. 

Medicamentos e termômetro (Hippopx)

Mas, atenção, pois a pessoa pode ter outros, incluindo dores de estômago, febre baixa, dor de cabeça, fraqueza muscular e calafrios. 

Os sintomas graves e mais raros incluem desidratação por causa da perda de líquidos corporais, dor abdominal intensa e problemas respiratórios. Algumas pessoas também podem experimentar náuseas, tonturas, febre baixa e dor nas articulações.

Evitar passar para outras pessoas

Os sintomas aparecem normalmente 24 a 48 horas após a infecção e duram cerca de 1 a 3 dias, por isso, é preciso cuidar para não transmitir o vírus para outras pessoas. O cuidado deve ser de pelo menos 2 dias após o surgimento dos sintomas.  

Uma das formas mais comuns de evitar a infecção em outras pessoas é lavar bem as mãos com sabão, usar um desinfetante à base de cloro e jogar fora roupas e lençóis onde vomitou. Vale lembrar que só o uso do álcool não é eficiente.

Como tratar

O mais importante é procurar um médico o mais rápido possível assim que os sintomas surgirem.

Embora não existam medicamentos específicos para o norovírus, se pode tratar através da ingesta de líquidos e alimentos leves.

Os medicamentos, como antináusea e antidiarreico, também podem ajudar a aliviar os sintomas. É importante repor os líquidos e sais corporais perdidos para evitar a desidratação. Os pacientes também devem ter repouso adequado para se recuperar.

Cuide-se!

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Maioneses da Ajinomoto vão custar mais caro

Publicado em 9 de fevereiro de 2023, em Economia

Se a maionese não falta à sua mesa, mais uma fabricante anunciou aumento de preços.

Duas das 5 maioneses alvos de aumento de preços (JNN)

A Ajinomoto anunciou na quinta-feira (9) que aumentará o preço da sua linha de maioneses para uso doméstico em cerca de 5% a 9% devido ao aumento dos custos dos ovos, como consequência da epidemia de gripe aviária no Japão. 

Publicidade

Este é o quarto aumento de preços em dois anos.

Os itens que sofrerão aumento de preços são 5, como a Pure Select Mayonnaise, a partir de 1.º de abril.

Cerca de dois anos atrás, a Pure Select Mayonnaise de 400 gramas custava 351 ienes, já com imposto. Mas, com o terceiro aumento de preços foi para 438 ienes em outubro do ano passado.  

Segundo a Ajinomoto, o motivo do ajuste de preços em outubro foi por causa dos custos elevados das principais matérias-primas como as gorduras e óleos.

Mas, agora as granjas foram obrigadas a mexer nos preços dos ovos, o que se tornou um custo elevado para a fabricação das maioneses.

A Kewpie, outra grande fabricante anunciou o aumento de preços das maioneses em 3 deste mês.

Fonte: JNN

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!