A Universidade Gakushuin e associações locais apresentaram um pedido à prefeitura de Fukushima no dia 20 pedindo que o reforço das medidas contra danos causados por corvos.
Segundo pedido, muitos corvos (karasu) estão se aglomerando na área central da cidade em frente à Estação de Fukushima e seus excrementos estão causando danos à paisagem e higiene local. O prefeito Hiroshi Kohata indicou que tomaria contramedidas após investigar melhor a situação.
A solicitação foi feita principalmente pela Universidade Gakushuin, que possui um campus em Honmachi, na frente da Estação de Fukushima, em conjunto com a Associação de Amizade de Ichihonmachi e Associação de Promoção Econômica do Distrito Comercial de Ichihonmachi.
As três entidades pediram à prefeitura que implementasse contramedidas eficazes, afirmando: “Uma grande quantidade de fezes foi lançada nas paredes dos prédios e calçadas, a paisagem da cidade se deteriorou e há preocupações com a higiene“.
Segundo a universidade, as fezes estão caindo nos ombros e na cabeça dos alunos que se deslocam para a escola, e as ruas próximas à entrada da universidade estão sujas de fezes. “A Estação de Fukushima é a cara de Fukushima. Também estamos avançando com o desenvolvimento em frente à estação, então gostaria que este assunto fosse levado à sério.”, disse o diretor universitário Yoko Sakurada.
O prefeito Kohata disse: “O lixo pode levar a um aumento de corvos. No novo ano fiscal, gostaríamos de realizar pesquisas e estudos sobre como os locais de coleta de lixo devem se preparar para evitar acúmulo e tomar medidas concretas”. Ele também indicou que uma política seria impor multas às empresas que não descartam o lixo adequadamente.
Fonte: Yomiuri