A Rapidus, empresa com investimentos de 8 gigantes do Japão como Toyota e Sony, será uma fabricante de semicondutores avançados de 2 nanômetros, considerados essenciais para indústrias de próxima geração, como direção autônoma e inteligência artificial (IA).
Segundo as fontes da NHK, a Rapidus escolheu construir a primeira unidade no parque industrial em Chitose (Hokkaido), perto do aeroporto.
A Rapidus decidiu se instalar nessa área de Hokkaido porque há indústrias relacionadas a automotivos e também pelo acesso ao aeroporto. A primeira planta deverá ser construída em 4 anos e pretende ampliar a área do terreno para 100 hectares.
Criada em novembro do ano passado, a Rapidus firmou parceria com a gigante americana de informática IBM, possuidora da tecnologia para tornar a largura dos circuitos semicondutores mais fina, e segue com pesquisa e desenvolvimento.
No entanto, o Japão está muito atrasado no desenvolvimento tecnológico de semicondutores avançados. O desenvolvimento para smartphones e centros de dados com larguras de circuito de 5 a 16 nanômetros, que atualmente é o mainstream, é liderado pela TSMC, seguida por outras. Samsung da Coreia do Sul e Intel da América estão à frente.
Além da Samsung, a TSMC também lançou uma política com vistas à comercialização de semicondutores de 2 nanômetros.
Para ser competitiva, a Rapidus pretende trazer de volta os engenheiros japoneses que trabalham no exterior.
Fonte: NHK