No domingo (19), os exércitos dos EUA e da Coreia do Sul realizaram um exercício conjunto da força aérea. Bombardeiros militares americanos, conhecidos como “Pássaros da Morte” e que preocupam as forças norte-coreanas, participaram do exercício em resposta ao recente míssil intercontinental lançado pela Coreia do Norte.
No sábado (18), a Coreia do Norte lançou um míssil balístico intercontinental (ICBM) nas proximidades de Pyongyang. No domingo, o exército norte-coreano realizou um treinamento de lançamento do míssil “Hwasong-15”.
Nessas circunstâncias, os militares sul-coreanos anunciaram no domingo que conduziam um treinamento da força aérea em conjunto com os EUA.
Bombardeiros B1 dos EUA participaram do exercício, e caças das forças americana e sul-coreana voaram em formação para escoltar os bombardeiros.
Além disso, a agência de notícias sul-coreana Yondo News informou que mais de 10 aeronaves das forças dos EUA e da Coreia do Sul participaram do treinamento, voando do Mar Amarelo, no lado oeste da Península Coreana, até o Mar do Japão e passando pela parte sul da da Coreia.
Em 22 de fevereiro, os Estados Unidos e a Coreia do Sul conduzirão um exercício militar assumindo uma ameaça nuclear norte-coreana, e também realizarão treinamentos conjuntos regularmente em meados de março, reforçando mais o clima de tensão contra a Coreia do Norte.
Fonte: NHK