Vendas de itens de segurança vem aumentando após uma série de roubos a casas em todo o Japão, incluindo um caso em que uma residente foi morta.
Em uma loja de equipamentos de segurança, as vendas de certos produtos aumentaram mais de 20 vezes ano a ano. Um funcionário disse que ficou surpreso com a popularidade repentina dos itens, dizendo que “antes as pessoas nem se quer perguntavam sobre eles”.
Na loja de Koto Futagawa da rede de equipamento Kohnan Shoji em Tóquio, as vendas de itens de segurança quadruplicaram após um roubo na cidade de Komae em 19 de janeiro, em que uma residente de 90 anos foi morta.
Filmes e cadeados auxiliares, ambos os quais tornam os arrombamentos através de janelas mais difíceis, estão vendendo bem, disse um funcionário da loja. A maioria dos clientes que comprou os itens são idosos, disse ele.
A Hands, uma grande varejista de produtos domésticos em Tóquio, viu vendas de itens de segurança dobrarem ano a ano em janeiro.
As vendas cresceram cerca de 27 vezes para filmes de janelas e cerca de 6 vezes para alarmes, disse um funcionário, acrescentando que “produtos os quais não exigem trabalho de instalação por técnicos e podem ser acoplados facilmente são populares”.
Na Sohgo Security Services, mais conhecida como ALSOK, o número de consultas sobre seus sistemas de segurança do lar cresceu de 3 a 4 vezes dos níveis normais.
Companhias de entrega estão tentando se certificar que seus funcionários exibam identificação, após criminosos em alguns casos de roubos terem se disfarçado de entregadores quando invadiram as casas.
Fonte: Japan Times