O Japão é um mercado que apresenta oportunidades de negócios para as empresas e setores do Distrito de Aveiro.
A AIDA CCI – Câmara de Comércio e Indústria do Distrito de Aveiro efetuou uma visita de prospecção à “8th Metal Japan”, realizada em Tóquio. Com periodicidade bianual (Tóquio e Osaka), esta é uma das feiras mais importantes do mundo quando se fala do setor das novas tecnologias, materiais metálicos, equipamentos de processamento, equipamentos de teste/análise e tecnologias de reciclagem, entre outras novidades tecnológicas.
A Metal Japan diferencia-se da grande maioria das feiras internacionais pelo fato de concentrar as novas tendências tecnologicamente mais avançadas e por comunicar maioritariamente em japonês.
Um dos principais desafios associados à entrada e/ou expansão das PME neste mercado reflete-se, fundamentalmente, em questões associadas à diferente cultura de negócios, cuja compreensão pode ditar o sucesso no estabelecimento de uma parceria comercial ou de um investimento, sendo um fator quase obrigatório fazer-se acompanhar por um tradutor.
No entanto, Portugal goza de uma boa imagem no Japão pois além do conhecimento histórico é considerado um país seguro e acolhedor, sendo ainda membro da União Europeia. Assim, este país revela-se cada vez mais um mercado imprescindível no processo de internacionalização das empresas portuguesas. E, sendo o Distrito de Aveiro caracterizado pela sua multisetorialidade, as oportunidades para as empresas portuguesas são inúmeras.
Durante o evento, Elisabete Rita, da AIDA CCI teve ainda oportunidade de reunir com entidades oficiais internacionais e expositores, de forma a facilitar a criação de parcerias e sinergias que ajudem a promover as empresas e o próprio distrito de Aveiro.
Fonte: Câmara de Comércio e Indústria do Distrito de Aveiro