Se o Monte Fuji entrar em erupção, o que fazer?

O conselho de mitigação se reuniu e apontou novas diretrizes para que ninguém seja deixado para trás, além de recomendações à população.

Monte Fuji (Wikimedia)

Na quarta-feira (29), o Conselho de Mitigação de Desastres do Vulcão do Monte Fuji, formado por especialistas das províncias de Yamanashi, Shizuoka e Kanagawa, compilou um novo plano de evacuação para se preparar para uma erupção visando “zero atraso de fuga”. 

Publicidade

O conselho resolveu mudar a evacuação de carro para a pé, para evitar engarrafamentos, dos residentes nas áreas onde os fluxos de lava são esperados. 

Além disso, no novo plano, quando houver sinal de erupção, os visitantes e turistas do Monte Fuji serão evacuados rapidamente para evitar confusão e também o atraso dos moradores nas imediações.   

Em 2021 o conselho revisou o plano de evacuação formulado em 2015, com base no fato de que o mapa de previsão de desastres, revisado pela primeira vez em 17 anos, expandiu o alcance dos fluxos de lava. Depois que um relatório provisório foi divulgado em março do ano passado, detalhes como quando começará a evacuação foram discutidos. Os principais alvos são as 116.093 pessoas das províncias de Yamanashi e Shizuoka, um aumento significativo em relação às 16.274 pessoas do plano anterior. Mas, no geral, estima-se que em 27 cidades das 3 províncias a população alvo chegue a 800 mil pessoas.

Plano de evacuação

Os dois tons de laranja são as áreas que a população fará evacuação rapidamente (NHK)

De acordo com o plano de evacuação, prevê-se que os visitantes do Monte Fuji regressem para suas casas de carro ou trem, entre o momento em que é anunciado o alerta vulcânico nível 1 até a emissão do alerta de nível 3, que restringe o acesso ao monte. Os escaladores acima da 5.ª estação deverão descer imediatamente.  

As pessoas que necessitam de assistência, como idosos e cadeirantes, deverão evacuar de carro quando o nível de alerta 4 for emitido. Ao permitir que os turistas e montanhistas voltem para casa primeiro, o objetivo é evitar que pessoas que precisam de apoio se atrasem na fuga devido aos engarrafamentos.

Nesse plano, foram especificadas novas medidas de evacuação para crianças. No nível de alerta 3, em princípio, todas as escolas e jardins de infância das zonas sujeitas a evacuação deverão fechar. As crianças serão entregues aos pais.

Para os residentes em geral, em áreas onde não são esperados fluxos piroclásticos e grandes blocos vulcânicos, e onde os fluxos de lava estão chegando dentro de 3 horas, em princípio, a recomendação é evacuar a pé após a erupção. Isso porque a velocidade do fluxo de lava é considerada a mesma de uma pessoa caminhando em uma área urbana com um declive suave. No entanto, para dispersar a evacuação, os residentes em geral poderão evacuar de carro ao mesmo tempo que os turistas.

Para onde fugir?

O conselho recomenda fugir para outras províncias, por isso, vê a necessidade de fazer um acordo com as prefeituras das províncias vizinhas que possam aceitar as pessoas evacuadas.

Cinzas vulcânicas em ampla área e comida para 1 semana

Imagem ilustrativa em computação gráfica de simulação das cinzas vulcânicas em Tóquio (NHK)

As cinzas vulcânicas deverão se espalhar sobre uma ampla área, chegando à região metropolitana de Tóquio.

A população da extensa área que poderá ficar coberta de cinzas vulcânicas de 2 centímetros ou mais é de 8,85 milhões. Por isso, existe o risco de que as funções urbanas sejam paralisadas em um curto espaço de tempo.

A recomendação do conselho é que a população dessas áreas que poderão ser afetadas pelas cinzas vulcânicas, difícil de prever os locais exatos por causa da dimensão e da direção do vento, tenham sempre em casa água e comida para pelo menos uma semana. Isso se deve às possíveis interrupções de abastecimento por causa dos fechamentos das rodovias e vias expressas. 

Os cálculos dos especialistas sobre o impacto preveem que:

  • se o acúmulo chegar a mais de 1 mm nas rodovias, a velocidade com que o carro pode percorrer é de cerca de 30 km/h
  • se acumular mais de 5 cm, cairá para cerca de 10 km/h
  • se acumular mais de 10 cm, será impossível passar

Portanto, a recomendação é revisar o estoque de comida e água para a família e também rever a mochila de emergência, pois não se pode prever quando o Monte Fuji poderá entrar em erupção. Pode levar anos à frente como poderá ser a qualquer momento.

Fontes: NHK, Mainichi e Yomiuri

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

AIDA CCI na 8th Metal Japan 2022

Publicado em 30 de março de 2023, em Notícias do Mundo

A Câmara de Comércio e Indústria do Distrito de Aveiro participou de importante feira do setor de tecnologia e processamento de materiais.

Imagem ilustrativa

O Japão é um mercado que apresenta oportunidades de negócios para as empresas e setores do Distrito de Aveiro.

Publicidade

A AIDA CCICâmara de Comércio e Indústria do Distrito de Aveiro efetuou uma visita de prospecção à “8th Metal Japan”, realizada em Tóquio. Com periodicidade bianual (Tóquio e Osaka), esta é uma das feiras mais importantes do mundo quando se fala do setor das novas tecnologias, materiais metálicos, equipamentos de processamento, equipamentos de teste/análise e tecnologias de reciclagem, entre outras novidades tecnológicas.

A Metal Japan diferencia-se da grande maioria das feiras internacionais pelo fato de concentrar as novas tendências tecnologicamente mais avançadas e por comunicar maioritariamente em japonês.

Um dos principais desafios associados à entrada e/ou expansão das PME neste mercado reflete-se, fundamentalmente, em questões associadas à diferente cultura de negócios, cuja compreensão pode ditar o sucesso no estabelecimento de uma parceria comercial ou de um investimento, sendo um fator quase obrigatório fazer-se acompanhar por um tradutor.

No entanto, Portugal goza de uma boa imagem no Japão pois além do conhecimento histórico é considerado um país seguro e acolhedor, sendo ainda membro da União Europeia. Assim, este país revela-se cada vez mais um mercado imprescindível no processo de internacionalização das empresas portuguesas. E, sendo o Distrito de Aveiro caracterizado pela sua multisetorialidade, as oportunidades para as empresas portuguesas são inúmeras.

Durante o evento, Elisabete Rita, da AIDA CCI teve ainda oportunidade de reunir com entidades oficiais internacionais e expositores, de forma a facilitar a criação de parcerias e sinergias que ajudem a promover as empresas e o próprio distrito de Aveiro.

Fonte: Câmara de Comércio e Indústria do Distrito de Aveiro

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!