A temporada de sakura está chegando e a antecipação pela explosão anual de cores rosa está se formando.
A beleza fugaz das flores serve como um lembrete da transitoriedade da vida e da importância de apreciar cada momento.
Enquanto haja inúmeros locais para apreciar a sakura no Japão, há 3 cerejeiras que são particularmente reverenciadas pela sua história e significado cultural.
Usuzumi Zakura
Local: província de Gifu
A Usuzumi Zakura em Gifu é famosa pelas suas flores excepcionalmente rosa claro. Essa cerejeira floresce do início a meados de abril e é uma favorita entre os fotógrafos.
Acredita-se que essa árvore que tenha mais de 1,5 mil anos e pode ter sido plantada pelo imperador Keitai (o 26º do Japão) no ano 467.
Ela fica no Parque Usuzumi de Motosu, situado em um vale rodeado por montanhas perto da estação de Tarumi.
Durante a temporada de sakura, o parque realiza um festival com várias delícias inspiradas das cerejeiras, incluindo senbei e mochi de sakura.
Toque aqui para ver a localização.
Miharu Takizakura
Local: província de Fukushima
Estima-se que essa rara cerejeira-chorão em Fukushima tenha mais de mil anos e é considerada um tesouro nacional.
A Miharu Takizakura é particularmente estonteante devido ao seu tamanho, com uma altura de mais de 12 metros e circunferência de 9,5m.
A cerejeira também é conhecida pelos seus galhos de cascata, os quais criam um efeito deslumbrante de flores rosa durante seu auge em meados ao fim de abril.
Toque aqui para ver a localização.
Jindai Zakura
Local: província de Yamanashi
A lendária Jindai Zakura fica em um templo, o Jisso-ji, na província de Yamanashi. Com a estimativa de que essa cerejeira tenha mais de 2 mil anos, considera-se que ela seja a mais antiga do Japão e, talvez, do mundo.
Com um nome que pode ser traduzido como “tão antiga quanto a idade da mitologia”, a Jindai Zakura tem cerca de 10 metros de altura e ostenta uma circunferência de tronco de aproximadamente 12 metros.
Mesmo assim, apesar de sua idade impressionante, essa cerejeira de 2 mil anos vem enfrentando desafios nos últimos anos. Infelizmente, dois terços de seu tronco secaram e o restante produz poucas flores.
Felizmente, esforços foram feitos para preservar essa árvore histórica, como proteger as raízes e introduzir solo rico em nutrientes permitindo que a Jindai Zakura se desenvolva mais.
Toque aqui para ver a localização.
Fonte: Time Out