A montadora chinesa de veículos elétricos (VEs) BYD, já presente em boa parte dos países do mundo, incluindo o Brasil, iniciou as vendas no Japão em 31 de janeiro deste ano, e é considerada a número 2 do mundo nesse segmento.
Está inaugurando seguidamente os seus showrooms, visando estabelecer as concessionárias em todo o país, de Hokkaido a Okinawa. Em 16 de março inaugurou um showroom perto do palácio do governo de Okinawa, bem na entrada da famosa Kokusai-doori, visando os turistas que visitam a ilha tropical, de todo o país.
Enquanto a concessionária a ser instalada em Tomigusuku ainda não está pronta, os residentes e turistas podem ver de perto os modelos Atto 3, Dolphin e Seal no showroom da BYD.
A BYD Auto Japan pretende abrir mais de 100 concessionárias em todo o país até o final de 2025. Começou com a de Yokohama (Kanagawa) e a segunda foi a primeira da região Kansai, na cidade de Sakai (Osaka).
Já está com showrooms ou em fase de preparativos em Sapporo, Fukushima, Mito e Tsukuba, Utsunomiya, Maebashi, Kumagaya; Toshima-ku, Nerima-ku e Kunitachi em Tóquio; Midori-ku em Yokohama; Hakusan, Kofu, Gifu, Shizuoka; Okazaki e Kiyosu, Yokkaichi e Matsuzaka; Kobe, Okayama, Takamatsu e Naha. Para conferir os showrooms e concessionárias toque aqui.
O SUV Atto 3 é bem vendido na Cingapura e na Austrália, pela autonomia de 485 quilômetros com uma carga na bateria e pelo preço, que no Japão, está estimado em 4,4 milhões de ienes, bem mais em conta do que os nacionais. Com o subsídio do governo fica ainda mais barato.
Os outros dois modelos, ambos inspirados no oceano, o e-compact Dolphin e o esportivo Seal, fazem 471 e 555 quilômetros, respectivamente.
Se encontrar um showroom perto de onde mora, que tal fazer uma visita para ver os modelos? A BYD pretende lançar um kei até o final do ano.
Fontes: divulgação e Kuruma News