Os Correios do Japão (Japan Post) visam melhorar a eficiência das entregas de encomendas em áreas montanhosas utilizando os drones, em voos avançados de nível 4.
O modelo da aeronave não tripulada a ser utilizado foi reconhecido pelas normas de segurança e o voo inaugural deverá ser realizado ainda este mês.
A lei sobre a utilização dos drones foi revisada em dezembro do ano passado e para o nível 4, e voos fora da vista em áreas habitadas, ficou estabelecido que é necessário fazer um curso para a capacitação, com certificação para a pilotagem.
O fabricante japonês ACSL recebeu o certificado de homologação do governo para seus drones, de cerca de 1,2 metro, capaz de transportar carga de até 1 quilo, por isso, os Correios e ele se preparam para o uso prático.
Isso irá amenizar o problema que os Correios do Japão enfrentam com a falta de entregadores e também aliviará o custo da entrega nas áreas montanhosas.
O Sagawa Express e a empresa Rakuten também estão considerando a introdução do uso de drones, o primeiro passo para mudar o estilo de logística no país.
Fontes: NHK e divulgação