Um diamante rosa de “cor e brilho inigualáveis” deve ser arrematado por mais de US$35 milhões quando for à venda em Nova Iorque, anunciou na quarta-feira (29) a casa de leilões Sotheby’s.
Com 10.57 quilates e chamado The Eternal Pink, a pedra “ultra-rara” será leiloada em junho, 4 anos após a empresa sul-africana De Beers ter descoberta o diamante em uma de suas minas em Botswana, na África.
Oficialmente classificado como “rosa arroxeado” em cor, esse é o diamante mais valioso de seu tom a ter aparecido em um leilão, de acordo com a Sotheby’s.
O chefe de joias para as Américas da casa de leilões, Quig Burning, disse em uma declaração que a pedra estava “se juntando aos rankings dos diamantes mais importantes na história”.
O preço do diamante é amplamente determinado pelo que especialistas em gemologia chamam de 4 Cs: carat, cut, color and clarity (quilate, corte, cor e claridade).
A pedra será revelada em Hong Kong no sábado (1º). Ela então será exibida em várias cidades, incluindo Dubai, Singapura e Genebra, antes de seguir para Nova Iorque onde será vendida em junho.
O recorde de leilão para um diamante rosa, ou um diamante polido de qualquer cor, é atualmente detido por uma pedra de 59.6 quilates que foi vendida por US$71.2 milhões na Sotheby’s de Hong Kong em 2017.
Fonte: CNN