Na tarde do dia 27, ocorreu um incêndio na Yanahajima, uma ilha desabitada em Izena, ao norte de Okinawa, que foi finalmente extinto na noite do dia 28. A polícia está investigando a causa.
De acordo com a prefeitura de Izena, pouco depois das 16h do dia 27, uma pessoa avistou fumaça saindo da Ilha de Yanaha e fez uma ligação para as autoridades.
Quando os funcionários da prefeitura se deslocaram para a ilha, constataram que árvores estavam pegando fogo, e entraram em contato com corpo de bombeiros e polícia. Cerca de 30 pessoas apagaram as chamas com baldes de água, visto que o acesso à ilha é extremamente limitado.
As atividades de combate a incêndio foram temporariamente suspensas na noite do dia 27, sendo retomadas na manhã do dia 28.
De acordo com o gabinete do governo, havia 35 estudantes na ilha naquele momento que estavam acampando na praia. Entretanto, como estavam a 200 a 300 metros de distância do local do incêndio, a relação com o incêndio é desconhecida. Não houve feridos.
A Yanahajima se destacou nas mídias sociais recentemente após uma chinesa ter feito um vídeo dizendo que comprou a ilha.
Fonte: NHK