A cúpula, agendada para a terça-feira (21), será a primeira reunião em pessoa de Jinping com Putin desde setembro passado.
Xi Jinping iniciará uma visita de 3 dias na Rússia nesta segunda-feira, 20 de março, para cúpula com Vladimir Putin (banco de imagens)
O presidente chinês Xi Jinping iniciará uma visita de estado de 3 dias à Rússia nesta segunda-feira (20), para uma cúpula com seu homólogo Vladimir Putin.
Publicidade
Essa será a primeira viagem de Xi à Rússia desde o início da guerra na Ucrânia em fevereiro do ano passado. A cúpula, agendada para a terça-feira (21), será a primeira reunião em pessoa com Putin desde setembro passado.
Um porta-voz do Ministério de Relações Exteriores da China disse na sexta-feira (17) que Pequim buscará solidificar sua relação com Moscou. “A China manterá um objetivo e posição justa sobre a crise na Ucrânia e representará um papel construtivo na promoção de negociações por paz”, disse ele.
No mês passado, a China emitiu um documento, encorajando todos os partidos a darem apoio à Rússia e Ucrânia para que elas possam retomar o diálogo e chegar a cessar-fogo compreensivo.
Países como EUA estão cada vez mais preocupados com o possível fornecimento de ajuda militar da China para a Rússia.
Recentemente, Xi assumiu um terceiro mandato sem precedentes como presidente e secretário-geral do Partido Comunista Chinês.
O foco de atenção internacional é agora sobre qual posição Xi transmitirá à Putin sobre a situação na Ucrânia.
Fonte: NHK