Michelle Yeoh fez história no domingo (12) ao ganhar o Academy Awards como melhor atriz.
Yeoh levou o Oscar para casa por atuar no filme psicodélico de drama-comédia “Everything Everywhere Al at Once” (Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo). O prêmio a torna a primeira atriz asiática a ganhar na categoria.
Yeoh superou Cate Blanchett em “Tár”, Ana de Armas em “Blonde”, Andrea Riseborough em “To Leslie” e Michele Williams em “Os Fabelmans”.
Ecoando o tema de seu filme, que foi baseado fortemente na maternidade imigrante, Yeoh homenageou sua própria mãe.
“Tenho que dedicar isso a minha mãe, a todas as mães no mundo”, disse Yeoh emocionada. “Porque elas realmente são as super-heroínas, e sem elas nenhum de nós estaria aqui nesta noite”.
O Oscar de Yeoh é particularmente significante dada a história de atores asiáticos no Oscar.
Nascida na Malásia, Yeoh é apenas a segunda atriz asiática a ser nomeada em sua categoria, entretanto, ela é considerada a primeira atriz asiática “abertamente” com a distinção.
Merle Oberon, que recebeu um prêmio pelo filme de 1935 “Anjo das Trevas”, escondeu sua identidade sul-asiática por toda sua carreira nas telas. E Luise Rainer, atriz branca, ganhou a categoria por representar uma escrava chinesa no drama de 1937 “The Good Earth”.
O prêmio fecha uma temporada de sucesso para Yeoh, que conquistou aclamação da crítica por sua performance como a matriarca exausta Evelyn Wang, uma mãe imigrante e dona de lavanderia que é inesperadamente encarregada de salvar o multiverso da destruição.
Enquanto Yeoh tenha sido celebrada como revelação em Hollywood por Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo, ela é uma veterana da indústria, com uma carreira que abrange décadas, países e idiomas.
Fonte: NBC News