Japão despejará água radioativa na costa de Fukushima, apesar de preocupações

A TEPCO e o governo planejam despejar a água contendo vestígios de trítio no Oceano Pacífico, apesar da oposição de comunidades pesqueiras.

Estação nuclear de Fukushima em 2007 (Wikimedia Commons/IAEA Imagebank)

Doze anos se passaram desde o desastre nuclear de 2011 e preparações estão em andamento para despejar no mar água radioativa tratada da planta nuclear de Fukushima, embora pescadores locais e nações vizinhas do Japão estejam cautelosos em relação ao plano.

Publicidade

O governo japonês busca começar a despejar a água em algum momento nesta primavera ou verão, com a operadora Tokyo Electric Power Company (TEPCO) afirmando que os muitos grandes tanques que comportam água tratada estão obstruindo o trabalho de desmantelamento dos reatores danificados.

A TEPCO e o governo planejam despejar a água contendo vestígios de trítio no Oceano Pacífico, apesar da oposição de comunidades pesqueiras cujos negócios finalmente progrediram em recuperação dos danos reputacionais causados pelo desastre, considerado o pior acidente nuclear do mundo desde a fusão de Chernobyl de 1986.

Após um massivo terremoto e tsunami terem atingido o nordeste do Japão em 11 de março de 2011, a planta de Fukushima Daiichi perdeu poder e a habilidade de resfriar seus reatores. Os reatores de números 1 e 3 sofreram fusões no núcleo, e os prédios das unidades 1,3 e 4 foram severamente danificados por explosões de hidrogênio.

Desde então, água vem sendo bombada continuamente para resfriar combustível fundido e resíduos.

A água fica contaminada com materiais radioativos como césio e estrôncio e se mistura com água subterrânea e da chuva antes de ser movida para tanques de armazenamento após ser tratada com um sistema avançado de processamento de líquidos, ou ALPS, que remove a maioria dos radionuclídeos.

O governo decidiu em abril de 2021 começar a despejar a água tratada no oceano a partir da primavera de 2023 após diluí-la com água do mar para manter o nível de concentração do trítio abaixo de 1/40 dos padrões de segurança do país.

O trítio é um parente do hidrogênio e existe naturalmente na água da chuva e do mar devido a radiação cósmica e testes nucleares passados.

Fonte: Mainichi

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

‘Você não está sozinho’: chat do governo para ajudar os jovens

Publicado em 13 de março de 2023, em Sociedade

Com o isolamento e a solidão, muitas crianças e adolescentes não têm com quem contar em momentos de grande dificuldade. Esse chat ajuda a encontrar um caminho.

Reproduções do site das telas do PC, à esq., e do smartphone, à dir.

O site do governo do Japão, Not Alone, ou traduzido livremente para o português como Você Não Está Sozinho, foi criado para ajudar as crianças e adolescentes que passam por momentos difíceis e não sabem com quem contar. Muitos deles vivem na solidão, com dor e sofrimento. 

Publicidade

Para ajudar essas pessoas, o site com chatbot foi criado inicialmente em japonês, mas com o grande número de residentes estrangeiros, foi traduzido em 10 idiomas diferentes, incluindo o português e espanhol.

Ao entrar no chat há recomendações de locais onde a pessoa pode pedir ajuda. 

De acordo com o Ministério da Justiça do Japão (MOJ), no final de junho de 2022, o número de residentes estrangeiros no Japão era de 2.961.969, um aumento de 7,3% em relação ao final de 2021, um recorde.  

O governo se preocupa também com a questão da solidão e isolamento social das crianças estrangeiras. Outro ponto agravante é que há mais de 10 mil crianças estrangeiras não frequentando nenhum tipo de escola. 

É preciso fazer algo para ajudar os jovens que tiram a própria vida, por isso, esse site pode ajudar. O número de suicídio de crianças e adolescentes foi o pior de todos os tempos

Para acessar o site onde tem o chatbot toque aqui, selecione o idioma no canto direito da tela e depois pode navegar.

À esq. tela do PC e à dir. de um smartphone, mostrando os idiomas (reprodução)

Fontes: Asahi e Gov.

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!