Pesquisadores descobriram uma nova e rara espécie de aranha de alçapão “gigante” na Austrália, anunciou o Queensland Museum Network.
Cientistas descobriram o grande aracnídeo no Cinturão de Brigalow, na área central de Queensland, e a chamaram de Euplos dignitas. O nome vem da palavra dignitas em latim que significa dignidade ou grandeza, “refletindo o tamanho impressionante e natureza da aranha”, disse o museu.
As descobertas de um estudo sobre a espécie foram publicadas no Journal of Arachnology há 2 semanas.
A espécie é conhecida em poucos locais em Eidsvold e Monto, duas cidades rurais no estado australiano. Pesquisadores acreditam que elas perderam grande parte de seus habitats devido ao desmatamento, provavelmente tornando-as uma espécie ameaçada.
A aranha macho da espécie tem um exterior cor de mel e vermelho enquanto a fêmea tem uma carapaça vermelho-amarronzada.
De acordo com reportagem da BBC, as fêmeas dessa espécie rara podem viver por mais de 20 anos na selva e crescer até 5cm, enquanto os machos crescem até 3cm. Comparados com aranhas de alçapão típicas, que crescem entre 1,5cm a 3cm, essas são maiores.
Aranhas de alçapão são chamadas assim porque elas constroem seus refúgios com portas de seda articulada e se alimentam ao abrir a armadilha e agarrar insetos que passam.
Essas aranhas não são uma grande ameaça aos humanos.
A maior aranha no mundo é comumente conhecida como Aranha-golias-comedora-de-pássaros, com um comprimento de corpo de cerca de 13cm e de pernas 30cm, um pouco maior do que um prato.
Ver essa foto no Instagram
Fonte: BBC