A empresa Tanaka Kikinzoku Kogyo, maior negociante de ouro do Japão, anunciou na segunda-feira (13) que o preço de varejo desse metal precioso chegou a 9 mil ienes por grama. Houve um aumento de 122 ienes (1,4%) acima do dia útil anterior.
Após a falência do banco americano Silicon Valley Bank (SVB), os preços futuros de ouro no exterior dispararam, por isso chegou a essa cotação recorde no Japão também. O preço de compra também atingiu um recorde de 8,88 mil ienes.
Os preços do ouro no exterior subiram acentuadamente no último final de semana. Após a falência do SVB, a compra do metal precioso, considerado um ativo seguro por sua raridade e valor físico, tornou-se dominante.
De acordo com a Tanaka Kikinzoku, o preço de varejo mais alto até agora foi de 8.977 ienes em 25 de janeiro e o preço de compra foi de 8.860 ienes em 20 de abril de 2010.
Eiichiro Kato, gerente geral de varejo da empresa Tanaka Kikinzoku, disse que “a falência bancária teve um grande impacto no preço do ouro. No entanto, se a ansiedade sobre o futuro aumentar, acho que mais pessoas vão querer comprar ouro”.
Fontes: NHK e Nikkei