A Polícia da Província de Gunma iniciou as atividades de patrulhamento em línguas estrangeiras neste mês, informou o jornal Yomiuri no domingo (19).
Os residentes estrangeiros representam cerca de 3% da população da província, sendo que muitos deles ainda não compreendem o idioma japonês, por isso, estão sendo informados sobre a prevenção de acidentes e para que forneçam informações quando perceberem uma pessoa suspeita.
Os áudios foram gravados em 13 idiomas diferentes, incluindo o português, ucraniano, vietnamita e outros, os quais são reproduzidos pelo alto-falante dos veículos de patrulha da polícia. Tiveram a colaboração dos alunos da Universidade de Gunma.
Segundo o governo de Gunma, até 31 de dezembro são 65.326 estrangeiros, um aumento de 7,5% em relação ao mesmo período do ano passado e recorde.
Os estrangeiros de nacionalidades específicas costumam se reunir em determinadas cidades, por isso, a polícia escolhe o idioma a ser transmitido, como no caso de Oizumi, onde há muitos brasileiros. Os áudios como “avise o 110 quando ver uma pessoa suspeita” ou “dirigir embriagado é crime”, são colocados para os brasileiros.
De acordo com a polícia da província, o patrulhamento usando línguas estrangeiras não é inédito no país, pois Saitama foi a pioneira, mas em número de idiomas é o maior.
A cerimônia oficial foi realizada em 1.º deste mês, na sede da Polícia da Província de Gunma, quando 4 viaturas da polícia realizaram patrulha em japonês, inglês e ucraniano, pedindo para que as portas e janelas das casas fossem trancadas.
Fonte: Yomiuri