Um estudante japonês apareceu na sua cerimônia de formatura vestido como o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, usando sua roupa típica de cor oliva para mostrar seu apoio à luta da Ucrânia contra a Rússia.
Sua escolha de roupa faz parte de uma cerimônia de graduação única da Universidade de Quioto, a qual permite que estudantes usem o que eles quiserem.
Monges e gatos foram alguns dos trajes em exibição, mas neste ano Zelensky foi a estrela do evento.
“Sou o presidente Zelensky”, disse o estudante à rede Yomiuri. Ele acrescentou que levou 3 meses para sua barba crescer.
O estudante, que usa o nome Amiki no Twitter, decidiu se vestir como Zelensky após dizerem a ele que era parecido com o presidente ucraniano.
Ele decidiu ser seu sósia para a cerimônia de formatura na sexta-feira (24), porque “desde dezembro, quando eu estava deixando minha barba crescer, me disseram que eu parecia com o presidente Zelensky”.
Sua performance não foi apenas um cosplay cômico. O estudante estava segurando placas manifestando seu suporte à Ucrânia, junto com um trecho do discurso de Zelensky em dezembro no Congresso dos EUA.
No vídeo da TV Osaka, ele disse que respeita Zelensky como “o homem real dentre os homens”.
O embaixador ucraniano Sergiy Korsunsky retuitou uma cena do vídeo do sósia japonês de Zelensky, assim como dos tuítes do estudante mostrando solidariedade pela Ucrânia.
In Japan, a student dressed up as Zelensky for graduation
It is reported that in this way the guy, a student at Kyoto University, expressed solidarity with Ukraine.
Note that in Japan there is a tradition – graduates are allowed to come to the ceremony in any outfit, copying… pic.twitter.com/SHfGJho9pe
— Oriannalyla 🇺🇦 (@Lyla_lilas) March 26, 2023
Fonte: Daily Mail