Em 2020, toilets incomuns foram instalados em 2 parques no distrito popular de Yoyogi de Tóquio e rapidamente, embora por um breve período, se tornaram uma sensação na internet, desafiando os estereótipos de banheiros públicos sujos e perigosos.
Os usuários não precisam se preocupar em serem expostos para o mundo lá fora, já que as paredes de vidro high-tech ficam opacas quando o toilet é trancado.
Quando os toilets não estão ocupados, os vidros ficam transparentes, permitindo aos usuários conferirem a limpeza e segurança antes e entrar. À noite, eles iluminam os parques como belas lanternas.
Os toilets transparentes coloridos, desenvolvidos por Shigeru Ban, o ganhador de 2014 do Pritzker Prize, um prêmio anual internacional para arquitetos, foram instalados no Yoyogi Fukamachi Mini Park e no Haru-no-Ogawa-Community Park em Shibuya, o centro movimentado da cultura jovem.
Eles fazem parte do Tokyo Toilet Project lançado pela organização sem fins lucrativos Nippon Foundation em cooperação com o distrito de Shibuya para construir banheiros públicos em 17 locais até o verão de 2021.
Um total de 16 arquitetos líderes desenvolveram os toilets no projeto, incluindo Tadao Ando, o vencedor do Pritsker Prize em 1995 e Kengo Kuma, que criou o novo Estádio Nacional.
Fonte: News and Culture, Atlas Obscura