Nissan reduz custos de veículos elétricos, corta uso de materiais raros

Como a mudança para modelos ecológicos ganha momento em todo o mundo, conduzida por preocupações com o clima, a Nissan está disposta a mostrar sua proeza.

Um Leaf da Nissan no Philippine International Motor Show em setembro de 2022 (banco de imagens)

A montadora japonesa Nissan está acelerando sua mudança para eletrificação e reduzindo custos ao usar os mesmos componentes nos modelos e diminuir o uso de materiais raros caros.

Publicidade

A Nissan Motor apresentou sua estratégia de desenvolvimento “X-in-1” nesta quinta-feira (9), em que o X representa as várias partes de powertrain* (trem de força) como motor elétrico e conversor que podem ser usados em todos os modelos.

A companhia disse que custos de desenvolvimento e fabricação serão reduzidos em 30% no ano de 2026 se comparado aos níveis de 2019.

A montadora sediada em Yokohama era pioneira em veículos elétricos, mas rivais como a Tesla e BYD da China a superaram.

Como a mudança para modelos ecológicos ganha momento em todo o mundo, conduzida por preocupações com o clima, a Nissan está disposta a mostrar sua proeza.

O vice-presidente-sênior, Toshihiro Hirai, reconheceu que os preços de terras raras e de outros materiais necessários para fabricar baterias e outras peças para veículos elétricos devem aumentar nos próximos anos. Isso significa que as montadoras precisam ter uma estratégia sólida para obter matérias-primas se elas esperam ter sucesso na eletrificação.

Comparados com a primeira geração do Leaf, materiais raros contaram por cerca de 25% do peso do veículo elétrico Note da Nissan de 2019. A Nissan visa tornar isso 1% ou menos.

A Nissan, que também fabrica o subcompacto March e os modelos de luxo Infiniti, está trabalhando em tecnologia de bateria em estado sólido para veículos elétricos, uma mudança que se tiver sucesso deve reduzir radicalmente os custos.

*powertrain: área que descreve os principais componentes envolvidos na transformação de energia entregando-a para a superfície do solo por meio da tração. Ela abrange motor, transmissão, diferencial, semieixos e roda.
Fonte: AP News

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Toilets transparentes em Tóquio ficam opacos quando são ocupados

Publicado em 9 de março de 2023, em Curiosidades

Os usuários não precisam se preocupar em serem expostos para o mundo lá fora, já que as paredes de vidro high-tech ficam opacas quando o toilet é trancado.

Toilets no Yoyogi Fukamachi Mini Park (à esq.) e no Haru-no-Ogawa-Community Park em Shibuya (à dir.) – Wikimedia Commons: Syced e Mr. Asylum

Em 2020, toilets incomuns foram instalados em 2 parques no distrito popular de Yoyogi de Tóquio e rapidamente, embora por um breve período, se tornaram uma sensação na internet, desafiando os estereótipos de banheiros públicos sujos e perigosos.

Publicidade

Os usuários não precisam se preocupar em serem expostos para o mundo lá fora, já que as paredes de vidro high-tech ficam opacas quando o toilet é trancado.

Quando os toilets não estão ocupados, os vidros ficam transparentes, permitindo aos usuários conferirem a limpeza e segurança antes e entrar. À noite, eles iluminam os parques como belas lanternas.

Os toilets transparentes coloridos, desenvolvidos por Shigeru Ban, o ganhador de 2014 do Pritzker Prize, um prêmio anual internacional para arquitetos, foram instalados no Yoyogi Fukamachi Mini Park e no Haru-no-Ogawa-Community Park em Shibuya, o centro movimentado da cultura jovem.

Eles fazem parte do Tokyo Toilet Project lançado pela organização sem fins lucrativos Nippon Foundation em cooperação com o distrito de Shibuya para construir banheiros públicos em 17 locais até o verão de 2021.

Um total de 16 arquitetos líderes desenvolveram os toilets no projeto, incluindo Tadao Ando, o vencedor do Pritsker Prize em 1995 e Kengo Kuma, que criou o novo Estádio Nacional.

Fonte: News and Culture, Atlas Obscura

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!