O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky estendeu um convite ao seu homólogo chinês, Xi Jinping, para visitar a Ucrânia, divulgou na quarta-feira (29) o Associated Pres.
“Estamos prontos para vê-lo aqui”, disse Zelensky à agência de notícias em uma entrevista.
Xi não falou com Zelensky desde o início da invasão russa em fevereiro do ano passado, mas a China publicou um plano de 12 pontos para “uma resolução política da crise da Ucrânia” no mês passado.
O presidente chinês discutiu sobre o conflito com seu “querido amigo”, Vladimir Putin, enquanto fazia uma visita de estado a Moscou na semana passada, embora as conversas não tenham mostrado progresso sobre como acabar com a guerra.
A proposta da China inclui um pedido para desescalada e eventual cessar-fogo na Ucrânia.
Mas os EUA têm sido indiferentes em relação à proposta, dado que a China se recusou a condenar a Rússia pela sua invasão.
Os EUA dizem que um cessar-fogo agora fixaria a Rússia em ganhos territoriais e daria às forças de Putin mais tempo para se reagrupar.
A Ucrânia saudou o envolvimento diplomático da China, mas Zelensky disse que vai apenas considerar estabelecimento de paz após tropas russas deixarem território ucraniano.
Fonte: Channel News Asia