Ilustrativa (banco de imagens)
Uma vacina japonesa contra dengue será em breve comercializada na Indonésia, onde a doença transmitida por mosquito é endêmica.
Publicidade
Enquanto uma vacina contra dengue produzida por uma empresa estrangeira não está disponível, a Qdenga da Takeda Pharmaceutical pode ser administrada a uma faixa mais ampla de pessoas.
Isso aumentou esperanças de autoridades da saúde que a veem como uma vacina poderosa para prevenir a dengue, já que não há tratamento específico para a doença.
No mundo, cerca de 400 milhões de pessoas anualmente são infectadas quando picadas pelo mosquito aedes que carrega o vírus.
A Qdenga é eficaz contra 4 tipos de vírus da dengue
Mais de 80% dos casos são leves, mas há os graves que podem causar sintomas como febre alta e fortes dores de cabeça, às vezes com complicações que podem levar à morte. Aproximadamente 20 mil pessoas com dengue morrem a cada ano.
A Qdenga é uma vacina viva que usa um vírus com toxicidade enfraquecida e é eficaz contra todos os 4 tipos de vírus da dengue.
Ensaios clínicos internacionais envolvendo cerca de 20 mil pacientes revelaram que a Qdenga foi 61% eficaz em prevenir a incidência da doença e 84% em evitar doença grave que leva à hospitalização.
A Qdenga foi aprovada em agosto passado na Indonésia e será em breve comercializada pela 1ª vez entre países endêmicos. A vacina também foi aprovada na União Europeia e no Brasil, e deve ser comercializada em todo o globo, incluindo no Japão. A Takeda disse que fornecerá 50 milhões de doses por ano no mundo.
Vacina contra dengue da francesa Sanofi
Uma vacina contra dengue foi desenvolvida pela 1ª vez pela grande farmacêutica francesa Sanofi em 2015, mas ela não foi amplamente usada porque houve casos de piora de sintomas quando crianças inoculadas sem exposição anterior à dengue foram infectadas.
Foi confirmado que a Qdenga não causa reações adversas graves nesse ponto e pode ser administrada independentemente de exposição anterior.
Fonte: Yomiuri