Poeira amarela agrava problemas de saúde e como cuidar do carro

Esse fenômeno poderá persistir até sexta-feira, parcialmente. Ela agrava o estado de saúde, podendo causar problema cardíaco e outras doenças.

Poeira amarela sobre a pintura e vidro do carro, em Mie (PM)

A poeira amarela cobre quase todo o arquipélago japonês na quinta-feira (13) e em muitos locais, causou severa queda da visibilidade, além de outros transtornos.

Publicidade

No dia anterior, quarta-feira (12), quando essa grande massa de poeira amarela chegou ao Japão, a visibilidade ficou comprometida em ampla área. Às 17h foram constatadas visibilidade de 5km em Matsue (Shimane), 7km Tottori, Quioto, Hikone, várias províncias de Kyushu incluindo Fukuoka, Okayama, Fukui, Kanazawa, Niigata e Akita. Em Nagoia e Osaka foi de 10km, Hiroshima foi de 11km e Toyama 12km.

Como a poeira amarela afeta a saúde

Segundo o Ministério do Meio Ambiente do Japão (ENV), podem ocorrer piora dos sintomas de doenças respiratórias e circulatórias, além da alergia, a poeira amarela na atmosfera.

Doenças que podem ser causadas pela poeira amarela (Tenki)

  • A poeira amarela piora os sintomas de alergia nos olhos, nariz e pele, e causando coceira nos olhos, conjuntivite, coriza e espirros. Esses sintomas tendem a ocorrer com mais frequência nos dias em que a concentração dela é elevada
  • A poeira amarela pode causar doenças respiratórias. Há pessoas que sentem agravamento do trato respiratório, olhos e sintomas de pele. Pessoas com doenças respiratórias, como asma e rinite, devem ter ainda mais cuidado. Já se sabe que quanto maior a concentração da poeira amarela, a tosse e outros sintomas podem piorar   
  • Foi observada uma relação entre a chegada da poeira amarela e doenças cardiovasculares, aumentando o número de transportes de emergência, causando hospitalização por infarto cerebral, por infarto do miocárdio ou aparecimento dos sintomas. Os idosos e pessoas com histórico de diabetes, doença renal crônica ou outras enfermidades devem ter cuidado, pois correm alto risco de doença cardiovascular 

Por isso, recomenda-se o uso de máscara, capa protetora ou chapéu para quem precisa caminhar ao ar livre, seja no trajeto da escola, trabalho ou compras. O mais recomendável é evitar sair.

Cuidados com o carro

Vidro do carro coberto de poeira amarela, em Mie (PM)

A NHK entrevistou um especialista do Car Convenience Club, rede nacional de consertos de carros, sobre os pontos importantes com os cuidados:

  1. Jamais retire a poeira amarela diretamente com uma toalha ou pano, pois pode arranhar a pintura do carro
  2. Jogue bastante água para remover toda a poeira, que na verdade é uma areia bem fina
  3. Só depois pode usar um xampu de carro com alta detergência, para lavá-lo com a espuma
  4. Cuidado ao usar o lava-rápido

Para ver a poeira amarela atualizada periodicamente na página web da Agência de Meteorologia do Japão (AMJ) toque aqui. A previsão indica que à 0h de sexta-feira ela ainda continua parcialmente sobre Aichi, região de Hokuriku e parte de Kyushu. Mas, na região Tokai pode persistir até a tarde de sexta-feira.

Situação da poeira amarela ao meio-dia de quinta-feira (AMJ)

Fontes: Tenki, NHK e NTV

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Brasileiro e peruano de Aichi presos: vendiam carros para estrangeiros ilegais

Publicado em 13 de abril de 2023, em Crime

A polícia encontrou veículos em nome do brasileiro e descobriu que o peruano os vendia de forma fraudulenta para estrangeiros com residência ilegal.

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!