A fêmea é venenosa e sua picada pode causar dor severa e, em alguns casos, sudorese, palpitações e outros sintomas.
Uma aranha-das-costas-vermelhas (ilustrativa/banco de imagens)
Uma espécie de aracnídeo venenoso chamado de aranha-das-costas-vermelhas, que foi descoberta pela 1ª vez no Japão há 28 anos na província de Osaka, agora se espalha em quase todo o país, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos Ambientais (NIES) e outras fontes.
Publicidade
A aranha-das-costas-vermelhas (セアカゴケグモ ou redback spider) é encontrada em regiões como Austrália e Sudeste da Ásia. Os machos medem entre 4mm a 5mm e as fêmeas de 7mm a 10mm.
A fêmea é venenosa e sua picada pode causar dor severa e, em alguns casos, sudorese, palpitações e outros sintomas.
Essa aranha foi descoberta pela 1ª vez em Takaishi (Osaka) em setembro de 1995. Acredita-se que o aracnídeo venenoso tenha se unido a contêineres enviados do exterior. De acordo com o governo local, houve mais de 100 relatos de ferimentos na província até agora.
A aranha foi inicialmente encontrada no oeste do Japão, de acordo com o NIES, mas ela foi descoberta em Tóquio em 2014, Hokkaido em 2015 e Nagano em 2019. Agora ela foi confirmada em 45 das 47 províncias, com apenas Aomori e Akita sem casos reportados. Nenhuma morte foi confirmada no Japão, de acordo com especialistas.
“Agora que elas se espalharam para tão longe será difícil erradicá-las”, disse Takahide Kamura, professor emérito na Universidade Otemon Gakuin e especialista de taxonomia de aracnídeos.
“Manter em mente que elas podem ser encontradas em qualquer lugar, as pessoas devem realizar medidas básicas, como matá-las com inseticida onde quer que as encontre”.
Fonte: Yomiuri