O centenário Festival Aoi da cidade de Quioto destacará centenas de pessoas com trajes da época com o retorno completo do desfile “Roto no Gi” em maio pela 1ª vez em 4 anos, disseram organizadores.
Como resultado, o festival será realizado em seu estonteante formato habitual, tendo sido cancelado por 3 anos consecutivos devido à pandemia de coronavírus.
O festival Aoi é uma celebração anual organizada por 2 santuários, o Kamigamo-jinja, no distrito de Kita, e o Shimogamo-jinja, no distrito de Sakyo.
Realizado em 15 de maio, ele também é um dos 3 maiores festivais da antiga capital.
O desfile Roto no Gi envolve cerca de 500 pessoas usando trajes da corte coloridos caminhando do antigo palácio imperial em direção ao Shimogamo-jinja e então ao Kamigamo-jinja.
Ele é realizado junto com a cerimônia “Shato no Gi”, em que presentes do imperador são oferecidos a uma divindade em prece para prosperidade do país e a paz das pessoas.
O ritual Shato no Gi foi realizado durante os últimos 3 anos, apesar da pandemia.
O desfile em si exige preparações extensas, visto que envolve vestir vários participantes em trajes antigos e montagem de carruagens e carros alegóricos.
Os cancelamentos do desfile ao longo dos últimos 3 anos representaram uma ameaça à tradição de passar o conhecimento do evento para outras gerações, disseram organizadores.
Fonte: Asahi