No mercado de Tóquio, na sexta-feira (7), a taxa de câmbio continua na faixa dos 131 ienes por dólar americano. Houve uma cena em que o dólar foi comprado de volta antes do fim de semana, mas com uma série de fatores indicadores econômicos dos EUA, como as estatísticas de emprego a serem anunciadas neste dia, e teve uma correção devido aos temores de uma desaceleração.
Às 12h04, a taxa foi de 131,77 ienes, uma desvalorização de 40 centavos em relação ao dia anterior. O mercado foi aberto com 131,92 ienes pela manhã e depois oscilou para 131,57 ienes por dólar.
Na sexta-feira, será divulgado o relatório de emprego dos EUA de março e muitos mercados estrangeiros estarão fechados. Como o iene se fortaleceu e o dólar enfraqueceu para 130,64 ienes esta semana, a venda da moeda japonesa e a compra do dólar com o objetivo de ajustar as posições foram dominantes.
Alguns bancos domésticos disseram que houve uma “pequena escassez de dólares” em preparação para o acordo de preços médios antes das 10h. À medida que o clima de espera se fortaleceu, as pessoas queriam ver os resultados das estatísticas de emprego nos EUA, houve a especulação de venda de ienes e compra de dólares por fontes domésticas, como das empresas importadoras, o que também pesou no mercado.
O iene também caiu em relação ao euro e, às 12h, 1 euro estava a 143,86 a 88, desvalorizando a moeda japonesa. O euro subiu em relação ao dólar. Às 12h, 1 euro estava na faixa de 1,0920 a 21 dólar.
Fontes: Nikkei e Bloomberg