Visitar uma das ilhas mais bonitas do Japão ficará mais difícil em breve.
Iriomote, na província de Okinawa, limitará a entrada de visitantes a 1,2 mil por dia para prevenir o overtourism (excesso de turistas) e proteger o habitat de gatos selvagens, uma espécie ameaçada nativa da ilha, de acordo com um anúncio do governo da província de Okinawa.
Em um ano típico pré-pandemia, cerca de 300 mil viajantes visitaram Iriomote, a qual tem apenas 2,4 mil habitantes.
O novo limite cortará esse número de forma significativa, com apenas 33 mil turistas tendo permissão para visitá-la anualmente.
O aumento no número de visitantes em épocas de pico levou a uma escassez de água e acidentes de trânsito, que feriram e mataram alguns gatos selvagens, que são uma espécie nacionalmente protegida no Japão.
As restrições sobre o overtourism ainda não são lei oficial, embora, no momento, funcionários locais “peçam que (companhias de turismo) colaborem”.
Iriomote, a segunda maior ilha em Okinawa e parte de outro grupo de ilhas, as Yaeyama, é famosa por sua beleza natural intocável.
Como ela é geograficamente mais próxima de Taiwan do que do arquipélago principal do Japão, a ilha tem clima quente o ano todo, tornando- a um destino popular para snorkeling, scuba diving, nado e hiking.
Fonte: CNN