‘Vou começar algo que eu chamo de TruthGPT, ou IA que busca a máxima verdade que tenta compreender a natureza do universo’, disse Musk.
O lançamento do TruthGPT por Musk é um aparente desafio ao ChatGPT, o chatbot popular da OpenAI (banco de imagens)
O bilionário Elon Musk disse que lançará uma plataforma de inteligência artificial (IA) que ele chama de “TruthGPT” (GPT da verdade) em um aparente desafio ao ChatGPT, o chatbot popular da OpenAI.
Publicidade
O ChatGPT é um recurso de inteligência artificial que simula a linguagem humana, criado pela OpenAI, que é um laboratório de pesquisas em IA dos Estados Unidos.
“Vou começar algo que eu chamo de “TruthGPT”, ou IA que busca a máxima verdade que tenta compreender a natureza do universo”, disse Musk em uma entrevista para Tucker Carlson da Fox News que seria transmitida nos EUA na segunda-feira (17).
“E eu acho que pode ser o melhor caminho para segurança, no sentido de uma IA que se importa com o entendimento do universo, é improvável que aniquile humanos porque somos uma parte interessante do universo”, disse ele, de acordo com alguns trechos da entrevista.
“Destruição da civilização”
A medida ocorreu mesmo após Musk e um grupo de especialistas em inteligência artificial e executivos da indústria terem pedido por uma pausa de 6 meses nos desenvolvimentos de sistemas mais poderosos do que o recém-lançado GPT-4 da OpenAI, citando riscos em potencial à sociedade.
Musk também reiterou seus alertas sobre IA durante a entrevista com Carlson, dizendo que a “IA é mais perigosa do que, digamos, a má administração de design de uma aeronave ou manutenção de produção ou produção ruim de carros”, de acordo com trechos da entrevista.
“Ela tem o potencial de destruir a civilização”, disse ele.
Musk cofundou a OpenAI em 2015, mas ele renunciou do conselho da companhia em 2018. No ano seguinte ele tuitou que deixou o laboratório de pesquisa de IA porque ele tinha foco na Tesla e SpaceX.
Fonte: Channel News Asia