Mauricio de Sousa recebe homenagem CCBJ Awards Person of the Year

O prêmio existe desde 2009 com o objetivo de prestar homenagem para empresários brasileiros e japoneses de destaque na relação bilateral.

O presidente da CCBJ, Celso Guiotoko, entrega troféu para o grande homenageado da noite, Mauricio de Sousa (foto à esq.) e Mauricio de Sousa com a esposa Alice, autoridades, diretoria da CCBJ e representantes das empresas Kyodai, Kowa e Alfainter (foto à dir.) –  Créditos: Jonathan Sander

A Câmara de Comércio Brasileira no Japão realizou o “CCBJ Awards Person of the Year” no dia 12 de abril. O grande homenageado foi o cartunista Mauricio de Sousa.

Publicidade

Ele veio acompanhado da esposa Alice Takeda. A homenagem a Mauricio de Sousa justamente em 2023 tem um significado especial porque a Mônica completa 60 anos neste ano. O evento foi na Embaixada do Brasil em Tóquio.

O cartunista Mauricio de Sousa lembrou que os dez filhos dele inspiraram para a criação de personagens da Turma da Mônica.

“Esse prêmio CCBJ Awards representa um motor para continuar com atividades e lançar produtos no Japão e em outros países da Ásia.

Nessa viagem foi emocionante o contato com as crianças que conhecem os personagens e detalhes da história em quadrinhos da Turma da Mônica.

Fiquei otimista porque tenho um exército no Japão que fala português, me conhece, me respeita e conhece meus personagens.

São crianças que vão ler cada vez mais, aprender dois idiomas e isso me traz mais emoções e mais esperanças nas crianças e em mim também”, finalizou.

O embaixador do Brasil no Japão, Octávio Côrtes, disse, durante o discurso, que “Mauricio de Sousa ajudou a educar e alfabetizar tantos de nós, nossos filhos e nossos netos. A Turma da Mônica ensina conceitos como amizade, respeito e tolerância”.

O presidente da CCBJ, Celso Guiotoko, ressaltou que “nos negócios também podemos dizer que essa mensagem da Turma da Mônica é importante. O sucesso tem essa base já citada como amizade e respeito”.

O cônsul-geral do Brasil em Tóquio, embaixador Guilherme Patriota, enfatizou que a história em quadrinhos da Turma da Mônica faz parte do acervo do Museu da Migração Japonesa ao Exterior, localizado em Yokohama, mostrando a importância do acervo dos gibis do Brasil.

O prêmio existe desde 2009 com o objetivo de prestar homenagem para empresários brasileiros e japoneses de destaque na relação bilateral.

Troféu

O troféu “CCBJ Awards Person of the Year” é uma réplica da obra da artista Tomie Ohtake. É semelhante à grande escultura que fica na entrada do Aeroporto Internacional de São Paulo, simbolizando a relação Brasil-Japão. A CCBJ tem autorização do Instituto Tomie Ohtake para confeccionar esse troféu.

Tomie Ohtake nasceu em Quioto e foi ao Brasil em 1936. Ela ganhou inúmeros prêmios, assim como fez muitas exposições das obras. A artista faleceu em 2015.

O evento teve a presença de mais de 60 pessoas. Cada um recebeu um guia do CCBJ Awards Person of the Year. As seguintes empresas colaboraram para o guia: Kyodai Remittance, Kowa Corporation e Alfainter.

O evento contou com o apoio da Embaixada do Brasil em Tóquio.

Crédito das fotos: Jonathan Sander 
Texto: Neide Hayama

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Honda e empresa coreana fazem parceria para reciclar baterias de veículos elétricos

Publicado em 14 de abril de 2023, em Ásia

A Honda está buscando fortalecer rede de fornecimento de peças em meio à demanda em crescimento.

Parceria da Honda com a Posco ajudará a acelerar as estratégias de eletrificação da montadora japonesa (banco de imagens)

A Honda Motor começou a explorar uma parceria com a fabricante de aço sul-coreana Posco Holdings na reciclagem de baterias de veículos elétricos (VEs) e outras iniciativas, anunciou a montadora japonesa na terça-feira (11), enquanto ela visa fortalecer uma relação crucial de aquisição.

Publicidade

A empresa japonesa estabilizou uma relação com a Posco na obtenção de folhas de aço para carrocerias. As companhias irão agora explorar o fornecimento de materiais para cátodos e ânodos, os componentes principais de baterias, assim como a tecnologia de reciclagem do dispositivo que produz corrente elétrica.

Com a previsão de crescimento das vendas de VEs e demanda por baterias, a importância de garantir metais fundamentais como lítio e níquel, assim como reciclagem de baterias, está aumentando.

“Acreditamos que essa expansão de nossa parceria com a Posco nos ajudará a acelerar ainda mais nossas estratégias de eletrificação”, disse o presidente da Honda, Toshihiro Mibe.

A Honda vem expandindo sua colaboração com outras companhias relativas a baterias em meio a planos para fazer a transição de todos os veículos novos para VEs ou a células de combustível até 2040.

Ela assinou um contrato plurianual com a empresa comercial Hanwa Kogyo para aquisição prioritária de metais industriais com início em 2025.

Fonte: Asia Nikkei

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!