Ryuichi Sakamoto, compositor japonês ganhador do Oscar pelas suas trilhas sonoras para “O Último Imperador”, “Feliz Natal Sr. Lawrence” e outros filmes, morreu aos 71 anos, divulgou o jornal Yomiuri no domingo (2).
Ele morreu em 28 de março após uma batalha contra o câncer, disse sua equipe de gestão em uma declaração, acrescentando que apenas familiares de Sakamoto participaram do funeral.
Gostaríamos de compartilhar uma das citações preferidas de Sakamoto: “Ars longa, vita brevis. A arte é longa, a vida é curta”, disse a equipe em uma declaração.
Sakamoto também era conhecido pelo seu trabalho com a banda japonesa de música eletrônica pioneira, Yellow Magic Orchestra (YMO) a qual ele cofundou.
Apresentado ao piano quando era criança, Sakamoto viveu para a música.
Ele, que descrevia o músico clássico Claude Debussy como seu herói, estudou etnomusicologia na Universidade Nacional de Tóquio de Finas Artes e Música, com interesse particular na música tradicional da província de Okinawa, assim como tradições musicais indiana e africana.
Abraçando a música eletrônica, ele e seus colegas músicos de estúdio, Haruomi Hosono e Yukihiro Takahashi, formaram a YMO em 1978. O uso inovador da banda de uma vasta variedade de instrumentos eletrônicos trouxe sucesso nacional e global.
Sakamoto, que era um defensor antinuclear e ativista ambiental, deu um tempo em seu trabalho em 2014 por cerca de 1 ano para tratar um câncer na garganta.
Embora curado após anos de tratamento, ele anunciou em seu site em janeiro de 2021 que havia sido diagnosticado com câncer colorretal.
Em dezembro de 2022, Sakamoto fez o que claramente significou um concerto de despedida para seus fãs, transmitido online.
Fonte: Yomiuri