Uma salamandra gigante do Japão (オオサンショウウオ), também chamada popularmente de “fóssil vivo”, é considerada um monumento natural especial nacional por causa de sua raridade.
Esse ser foi encontrado em um canal que atravessa uma área residencial em Tamashima Agaki, na cidade de Kurashiki (Okayama), por um dos moradores, em 16 deste mês.
“Quando a vi levei um susto! Normalmente, é inimaginável que uma salamandra gigante do Japão esteja em um local como este”, explicou Akira Fujii, 72 anos, que a encontrou quando fazia a limpeza do canal junto com outros residentes.
Esse animal só pode ser encontrado em águas límpidas, nos rios das cidades de Niimi e Maniwa (Okayama) e não em local distante, ao sul, em Kurashiki.
Fujii avisou a prefeitura, a qual enviou os funcionários para recolher a salamandra e soltá-la seu habitat natural. Esse “fóssil vivo” mede cerca de 60 centímetros.
“Pode ter sido levada pela correnteza do rio devido à cheia causada pelas chuvas nos dias anteriores”, analisou uma pessoa do Conselho de Educação.
Comentou que ainda bem que foi encontrada e resgatada, pois a 1,5 quilômetro desse local, o canal desemboca no mar.
Fontes: FNN e San’yo News