Uma empresa de pesquisa de mercado – Supcolo – entrevistou 5,5 mil pessoas na faixa dos 18 aos 69 anos de todo o Japão para ver o comportamento no feriado da Golden Week em relação à viagem.
Como há muitas pessoas que irão tirar 2 dias do saldo de suas férias (有給, lê-se yuukyuu), para emendar a fim de ter 9 dias de descanso, podem até viajar para o exterior.
Depois de 3 anos de pandemia do coronavírus, as pessoas estão se sentindo mais livres para abrirem as asas e desfrutar de viagens e passeios. No entanto, nem todos pensam assim porque a sequência de aumento de preços vem afetando o orçamento doméstico.
Os resultados da pesquisa apontam que 35% irão viajar, mas apenas 10% para o exterior. Ou seja, a maioria (65%) não tem planos de tomar um avião ou shinkansen para se deslocar.
Em uma outra pesquisa realizada pela emissora NTV e pelo jornal Yomiuri, os resultados foram parecidos: 26% pretendem viajar enquanto 72% não irão e uma pequena parcela ainda está indecisa.
Mas, o fato é que o percentual de pessoas que irão viajar aumentou pois no ano passado foram 20% e em 2021 apenas 10%.
Destinos mais procurados
Segundo os resultados da pesquisa da Supcolo, os destinos domésticos mais procurados são:
Em relação ao exterior, os top 5 são:
- Coreia do Sul
- Havaí (EUA)
- EUA
- Singapura
- França
Público de Aichi tem outras preferências
Especificamente sobre as pessoas residentes na província de Aichi, que irão viajar, os destinos são em uma ordem diferente da maioria, segundo o levantamento da JTB, pois partem do Centrair:
- Okinawa, porque muitos que não fizeram a cerimônia do casamento durante a pandemia escolheram os locais paradisíacos, além dos jovens e adultos jovens que querem desfrutar dos resorts e atividades
- Hokkaido, por causa dos passeios e gourmet em família
- Havaí
- Europa (França, Itália e Espanha são as mais cotadas)
- Coreia do Sul por causa da estética, gourmet e compras
Os assinalados em negrito são os destinos em comum com o resultado da outra pesquisa.
Resultado da Supcolo em relação às companhias aéreas
Em relação às companhias aéreas, as mais cotadas são as tradicionais (mais de 50%), mas as LCCs – de baixo custo – também entraram no ranking:
- ANA
- JAL
- Peach
- Skymark
- Air Do
As principais impressões em relação às LCCs são de que as tarifas são baratas (57%), seguidas de há poucas opções de aeroportos de destino (26%), há poucas opções de horários dos voos (16%), a qualidade é ruim (14%), mais outros de menor relevância.
Atividades nos destinos de viagem
As 3 atividades mais relevantes para as pessoas que irão viajar são:
- gourmet e bebidas locais
- compras
- passeios turísticos
Orçamento da viagem
Outra empresa de pesquisa de mercado, a Intage, levantou que o segmento de turismo deverá movimentar uma grande soma no feriado da Golden Week: 2,71 trilhões de ienes, 270% em relação ao ano passado.
Já em relação à estimativa de gastos de cada pessoa que irá viajar, a média ficou em 27.870 ienes, exceto das que vão para o exterior.
Na página de Turismo pode encontrar várias matérias de locais bem bonitos e outros famosos para programar seus passeios e viagens.
Fontes: Supcolo, Mainichi, NTV e TV Aichi