Vinte e sete novos casos da XBB.1.16, apelidada de Arcturus, foram detectados na Tailândia desde 17 de abril, e um deles foi fatal, divulga a Thai PBS.
Tailândia tem primeira morte pela variante Arcturus (banco de imagens)
A primeira morte pela nova cepa da covid-19 foi registrada.
Publicidade
Um idoso teria morrido em decorrência da variante Arcturus na Tailândia, de acordo com o Dr. Supakit Sirilak, diretor-geral do departamento de ciências médicas.
Ele confirmou que 27 novos casos da XBB.1.16, apelidada de Arcturus, foram detectados na nação do Sudeste Asiático desde 17 de abril, e um deles foi fatal, divulga a Thai PBS.
“A pessoa que morreu era um idoso estrangeiro com comorbidades”, disse Sirilak.
“Sua morte, entretanto, pode não refletir diretamente a gravidade dessa subvariante, mas sim seu impacto em outros fatores de risco”.
Autoridades de saúde tailandesas soaram o alarme e pediram às pessoas que tomassem precauções, mas disse que “não há necessidade para pânico”.
Casos da variante Arctrurus começaram a se espalhar pela primeira vez rapidamente na Índia na semana passada e causaram preocupação com a velocidade a qual ela está sendo transmitida.
Autoridades da saúde da Índia reintroduziram o uso obrigatório de máscara, entre outras medidas, após mais de 65 mil casos ativos terem sido registrados desde a quinta-feira (20).
A Arcturus, que é uma subvariante da ômicron, está na lista de observação da Organização Mundial da Saúde desde o fim de março.
Os dados mais recentes mostram que a Arcturus foi detectada em pelo menos 20 países, incluindo Reino Unido, EUA e Austrália.
Fonte: Metro UK