A Força de Autodefesa Terrestre anunciou na terça-feira (2) que recuperou a fuselagem e outras partes importantes da aeronave que caiu nas águas próximas a Miyakojima (Okinawa), incluindo a cabine de comando, do fundo do mar. O gravador de voo também foi recuperado, e as investigações sobre a causa do acidente estão em andamento.
Em 6 de junho do mês passado, um helicóptero UH-60 da Força de Autodefesa Terrestre do Japão com 10 pessoas a bordo desapareceu nas proximidades de Miyakojima. Após quase um mês de buscas e investigações, por volta do meio-dia de terça (2), as autoridades conseguiram recuperar uma aeronave do fundo do mar, a uma profundidade de 106 metros.
As autoridades anunciaram que havia recuperado as partes principais da aeronave, incluindo a fuselagem, a cabine do piloto, a cauda e os tanques de combustível. A aeronave foi encontrada no fundo do mar em um estado danificado, mas a recuperação das peças principais foi praticamente concluída.
O gravador de voo também foi encontrado e será transportado para ser analisado nos próximos meses, a fim de investigar a causa do acidente.
Seis membros da equipe foram confirmados como mortos no acidente, mas o paradeiro de outros quatro permanece desconhecido, e as autoridades continuarão as buscas.
Fonte: NHK