China condena idoso americano à prisão perpétua por espionagem

A condenação do cidadão americano de 78 anos ocorre em uma época quando as relações entre Pequim e Washington estão em seu ponto mais baixo em meio século.

Leung foi detido em 15 de abril de 2021 por autoridades de segurança estatais em Suzhou (ilustrativa/banco de imagens)

Um cidadão americano de 78 anos foi condenado à prisão perpétua na China por espionagem.

Publicidade

John Shing-Wan Leung, que também é um residente permanente em Hong Kong, foi acusado de espionagem e condenado à prisão perpétua na segunda-feira (15) pelo Tribunal Popular Intermediário da China na cidade de Suzhou, de acordo com uma declaração na conta de mídia social do tribunal.

Leung foi detido em 15 de abril de 2021 por autoridades de segurança estatais em Suzhou, província de Jiangsu, de acordo com uma breve declaração, a qual não forneceu detalhes sobre as acusações.

O tribunal também confiscou propriedade pessoal no valor de 500 mil yuans (US$71.797), acrescentou a declaração.

Autoridades chinesas e a mídia estatal não haviam revelado anteriormente qualquer informação sobre a detenção de Leung ou processo no tribunal que levou a sua condenação.

Casos envolvendo segurança estatal são tratados de forma rigorosa a portas fechadas, onde o sistema judicial tem uma taxa de condenação de cerca de 99%, de acordo com observadores legais.

A embaixada dos EUA em Pequim disse na segunda-feira que tinha conhecimento das reportagens sobre a condenação de Leung.

A condenação de Leung ocorre em um momento quando as relações entre Pequim e Washington estão no ponto mais baixo em 50 anos em meio à rivalidade intensa por supremacia comercial, tecnológica, geopolítica e militar.

Leung está entre o crescente número de cidadãos estrangeiros que foram pegos na ampla repressão da China em relação à espionagem sob a administração de Xi Jinping.

Em março, autoridades chinesas detiveram um funcionário japonês da Astellas Pharma em Pequim por suspeita de espionagem.

Esse indivíduo foi o 17º japonês a ser detido na China desde 2014 quando a lei antiespionagem foi introduzida.

Fonte: CNN

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Palestra sobre saúde mental e Salão do PLH no Consulado Itinerante em Takaoka

Publicado em 16 de maio de 2023, em Tome Nota

Além de ter à disposição serviços consulares presenciais, que devem ser previamente agendados pelo sistema e-consular, haverá atividades extras no itinerante em Takaoka.

Atividades extras no itinerante em Takakoka: Salão do PLH e Palestra sobre saúde mental (Consulado-Geral do Brasil em Nagoia)

O Consulado-Geral do Brasil em Nagoia, em parceria com o Projeto Construir Artel e o Projeto Bê-á-bá, e com apoio do Instituto Guimarães Rosa do Ministério das Relações Exteriores, realizará o “Salão do PLH”, evento de divulgação da importância do aprendizado do Português como Língua de Herança (PLH).

Publicidade

O público-alvo são crianças e jovens brasileiros que têm o idioma local como ferramenta principal para a comunicação, ou seja, que não estão habituados a utilizar a língua portuguesa no dia a dia.

O estudo do PLH não só auxilia na compreensão da língua portuguesa, mas também é importante para a construção e o fortalecimento da identidade brasileira.

As atividades, que serão compostas por leituras bilíngues em português e japonês e dobraduras (“origami”), terão lugar nos seguintes local e horários:

  • Dia: 27 de maio (sábado)
  • Endereço: 933-0023 Takaoka Suehiro Machi 1-7
  • Local: Wing Wing Takaoka (Takaoka-shi Shogai Gakushu Center, 6F, Kitchen Salon)
  • Horário das atividades:
    1) 09h30 as 10h30
    2) 12h00 as 13h00
    3) 14h30 as 15h30

Cada horário possui capacidade máxima de 15 participantes (crianças ou jovens), conforme ordem de chegada.

Durante as atividades, pais e responsáveis poderão receber dicas de profissionais sobre como estimular o aprendizado do PLH.

No mesmo dia, 27 de maio, o Consulado-Geral do Brasil em Nagoia também oferecerá palestra sobre saúde mental com psicóloga do Projeto Tsuru, atual prestador de orientação psicológica do Consulado-Geral.

A palestra tem por objetivo apresentar aos participantes o conceito de saúde mental e como cuidar dela, além de esclarecer possíveis dúvidas que possam surgir durante a interação.

O público-alvo são jovens e adultos (crianças poderão acompanhar seus genitores ou responsáveis na ocasião, uma vez que, durante a palestra, no mesmo espaço, haverá leitura de livros com professoras de português).

O evento terá lugar nos seguintes local e horários:

  • Dia: 27 de maio (sábado)
  • Endereço: 933-0023 Takaoka Suehiro Machi 1-7
  • Local: Wing Wing Takaoka (Takaoka-shi Shogai Gakushu Center, 6F, Kitchen Salon)
  • Horário das atividades:
    1) 10h40 as 11h50
    2) 13h10 as 14h20
    3) 15h40 as 16h50

Cada horário possui capacidade máxima de 20 participantes, conforme ordem de chegada.

Atenção! Neste evento não serão oferecidas orientações psicológicas de forma individual.

Toque aqui para mais informações sobre o consulado itinerante em Takaoka.

Via Consulado-Geral do Brasil em Nagoia

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!