App registrará horas gastas com serviços de casa (ilustrativa/banco de imagens)
A Espanha anunciou planos para um app que dirá às esposas se seus maridos estão fazendo tarefas domésticas o suficiente.
Publicidade
O novo app é destinado a endereçar o desequilíbrio entre homens e mulheres relacionado a trabalhos domésticos e registrará as horas que um membro da família gasta fazendo as tarefas.
Ángela Rodríguez, ministra da Espanha para Igualdade de Gênero e Violência Doméstica, disse que seu departamento estava no processo de desenvolver o app gratuito.
O ministério disse que ele permitiria que homens e mulheres registrem a quantidade de horas que eles gastam fazendo as tarefas na casa.
O governo espera que o app seja lançado no verão e revelado como parte de seu “plano de corresponsabilidade”.
“Nós, mulheres, passamos mais tempo realizando tarefas domésticas do que os homens”, disse Rodríguez, segundo reportagem do The Times.
A ministra estava falando em uma conferência em Genebra que discutia sobre discriminação contra mulheres. Ela apresentou um relatório na convenção sobre direitos humanos das mulheres da Espanha.
Rodríguez disse que cerca da metade das mulheres que participaram de uma pesquisa realizada pelo Instituto Nacional de Estatísticas da Espanha disseram que elas realmente faziam a maioria do trabalho doméstico em suas casas.
Comparativamente, menos de 15% dos homens disseram que eles faziam a maioria das tarefas domésticas.
No início deste ano, um tribunal em Velez-Malaga ordenou que um empresário pagasse a sua ex-esposa 204.624 euros relativos a 25 anos de trabalho doméstico, baseado no salário mínimo por todo o casamento deles.
O governo separou um orçamento de 211 mil euros para o desenvolvimento do app, divulgou o jornal ABC da Espanha.
Fonte: Daily Mail