O Ministério da Saúde do Japão não emitirá mais relatórios diários sobre o número de mortes a nível nacional causadas pelo coronavírus.
O governo reclassificou oficialmente a covid-19 para uma categoria de doenças infecciosas de baixo risco na segunda-feira (8). Ela está agora classificada junto com a influenza sazonal. O último anúncio diário do número de infecções também foi feito no mesmo dia.
O relatório diário final sobre o número de mortes e pacientes gravemente doentes foi divulgado na terça-feira (9).
A partir de agora, cinco mil instituições médicas designadas em todo o Japão serão solicitadas a reportarem o número de infecções semanais que elas registrarem na semana anterior. O ministério divulgará os números toda sexta-feira, com início em 19 de maio.
O ministério diz que usará estatísticas demográficas para identificar tendências no número de mortes e diz que levará 2 meses para compilar o número total de óbitos, e 5 meses para apurar um detalhamento das mortes por causa.
Ele diz que continuará a anunciar o número de pacientes internados e os gravemente doentes toda semana.
Os números serão baseados em relatórios de todas as instituições médicas por todo o Japão, visto que o ministério quer prevenir que sistemas médicos fiquem sobrecarregados.
O ministério confirmou 25 mortes e 83 pacientes gravemente doentes na terça-feira. O número total de óbitos em decorrência do coronavírus no Japão situava-se a 74.694.
Fonte: NHK