Kim Jong-un está usando crianças “influencers” tão novas quanto 11 anos para proclamar suas vidas paradisíacas na mídia social em uma tentativa de espalhar a propaganda norte-coreana para o mundo.
Apesar de ser uma das nações mais isoladas do mundo, onde a internet é proibida e o turismo é administrado rigorosamente, essas meninas tentam vender a Coreia do Norte como uma nação próspera repleta de oportunidades sem fim.
Falando inglês perfeito, uma menina de 11 anos chamada Song A, acumulou mais de 30 mil inscritos, enquanto seu vídeo introdutório foi assistido mais de 500 mil vezes.
A nova influencer da Coreia do Norte, que teria sido criada em Londres, faz parte de uma onda de jovens YouTubers fazendo vlogs da vida diária em Pyongyang, incluindo viagens a parques temáticos, parques aquáticos e até mesmo para sorveterias.
Song A, que pode ser filha de um diplomata norte-coreano que trabalhou em Londres, revela que a razão para seu inglês fluente é que sua mãe a ensinou desde nova.
https://www.youtube.com/watch?v=wzMMJvekHVw
Por décadas, a Coreia do Norte tem estado fechada para outras nações, sem acesso à informação.
Especialistas acreditam que esses vídeos que continuam surgindo “representam uma tentativa por Pyongyang de fazer as pessoas gostarem deles”.
“Esses vídeos em si são interessantes por várias razões. Eles tendem a usar meninas com a intenção de criar um sentimento de inocência”, disse Colin Alexander, palestrante sênior de comunicações políticas especializado em políticas do leste asiático na Nottingham Trent.
Enquanto o canal de Song A continua a acumular inscritos, o que se torna claro é que ela não está sozinha.
Uma outra menina influencer popular, chamada YuMi, também compartilha vídeos mostrando a Coreia do Norte como um país repleto de oportunidades sob a liderança de Kim Jong-un.
https://www.youtube.com/watch?v=19MP5LuqSzU&t=60s
Em um vídeo de YuMi, que foi visto mais de 150 mil vezes, a jovem influencer vai até uma geladeira de sorvetes em uma pequena loja.
Após sair da loja, ela diz: “Quase todo sorvete que você vê na loja é da Fábrica Geral de Bebidas Saudáveis”.
“Ela foi construída sob a orientação de Kim Jong-un, que quer desenvolver e produzir mais bebidas saudáveis e comida nutritiva para os cidadãos de Pyongyang”.
Fonte: Daily Mail