Devido ao aumento do número de estrangeiros no Japão e à alta demanda do ensino da língua japonesa, foi aprovada e estabelecida a Lei de Credenciamento da Instituições Educacionais de Língua Japonesa, na sessão plenária na Câmara dos Representantes na sexta-feira (26), para regulamentar as escolas e os professores.
Segundo o Ministério da Justiça do Japão (MOJ), o número de estrangeiros residentes diminuiu temporariamente devido à pandemia do coronavírus, mas recentemente voltou a aumentar, atingindo o recorde de 2,96 milhões no final de junho de 2022.
A Lei de Credenciamento das Instituições de Ensino de Língua Japonesa visa garantir a implementação adequada e confiável do ensino do idioma em resposta à crescente demanda.
De acordo com a lei, o Ministério da Educação, Cultura, Esportes, Ciência e Tecnologia do Japão (MEXT) será responsável pela análise dos requisitos para homologação das instituições educacionais e fornecerá aos estudantes estrangeiros essas informações.
Além disso, inclui a criação do certificado nacional para os professores, os quais deverão ser aprovados no exame nacional e concluir o treinamento prático, para obter o registro credenciado pelo MEXT.
Essa nova lei foi votada e aprovada pela maioria do Partido Liberal Democrata (PLD), do Partido Komeito e do Partido Democrático Constitucional do Japão.
Não há informação da data em que entrará em vigor, após a promulgação.
Fonte: NHK