Empresa de inteligência artificial do Japão lança robô para uso doméstico

Equipado com sensores e uma câmera, ele não colidirá com paredes, móveis ou outros obstáculos, mas não pode andar por escadas.

Segundo a empresa desenvolvedora, o ‘Kachaka’, pode ajudar nos serviços domésticos (YouTube/Kachaka)

Uma startup japonesa de inteligência artificial (IA) lançou um robô para uso doméstico capaz de distribuir itens em resposta a comandos verbais, como trazer pratos e temperos para a mesa da sala de jantar ou livros e bebidas até o sofá.

Publicidade

O robô triangular chamado “Kachaka”, desenvolvido pela Preferred Robotics, se acopla ao fundo de uma mesa especialmente desenvolvida equipada com rodinhas.

Equipado com sensores e uma câmera, ele não colidirá com paredes, móveis ou outros obstáculos, mas não pode andar por escadas.

A tecnologia de IA analisa as imagens da câmera para localizar pessoas ou móveis no cômodo e decide a melhor rota para a máquina tomar.

Embora robôs sejam mais amplamente usados em fábricas, onde o ambiente ao redor é facilmente controlado, suas habilidades de detecção permitem a ele ser usado de forma segura em casa, mesmo em ambientes variáveis, disse a companhia.

A empresa desenvolvedora espera que o uso do robô reduza o tempo gasto em tarefas domésticas quando as pessoas passam mais tempo em casa, como trabalho remoto.

O robô vem com uma mesa de duas ou três prateleiras e custa ¥251.800. Os usuários também precisam pagar uma mensalidade de ¥980 pelo app do robô.

Fonte: Japan Today

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Para lecionar língua japonesa para estrangeiros será preciso ser aprovado no exame nacional

Publicado em 29 de maio de 2023, em Sociedade

Foi aprovada uma nova lei que regulamenta o exercício do professor de língua japonesa, o qual precisará passar no exame nacional.

Imagem ilustrativa (PM)

Devido ao aumento do número de estrangeiros no Japão e à alta demanda do ensino da língua japonesa, foi aprovada e estabelecida a Lei de Credenciamento da Instituições Educacionais de Língua Japonesa, na sessão plenária na Câmara dos Representantes na sexta-feira (26), para regulamentar as escolas e os professores.

Publicidade

Segundo o Ministério da Justiça do Japão (MOJ), o número de estrangeiros residentes diminuiu temporariamente devido à pandemia do coronavírus, mas recentemente voltou a aumentar, atingindo o recorde de 2,96 milhões no final de junho de 2022.

A Lei de Credenciamento das Instituições de Ensino de Língua Japonesa visa garantir a implementação adequada e confiável do ensino do idioma em resposta à crescente demanda.

De acordo com a lei, o Ministério da Educação, Cultura, Esportes, Ciência e Tecnologia do Japão (MEXT) será responsável pela análise dos requisitos para homologação das instituições educacionais e fornecerá aos estudantes estrangeiros essas informações.

Além disso, inclui a criação do certificado nacional para os professores, os quais deverão ser aprovados no exame nacional e concluir o treinamento prático, para obter o registro credenciado pelo MEXT.

Essa nova lei foi votada e aprovada pela maioria do Partido Liberal Democrata (PLD), do Partido Komeito e do Partido Democrático Constitucional do Japão.

Não há informação da data em que entrará em vigor, após a promulgação.

Fonte: NHK

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!