O presidente do conselho da Toyota Motor, Akio Toyoda, pediu desculpas na segunda-feira (8) pela má conduta em testes de segurança de colisão de veículos em alguns modelos do exterior produzidos pela Daihatsu, uma subsidiária da montadora japonesa.
“Isso é uma traição da confiança que não deve acontecer”, disse Toyoda em uma coletiva de imprensa na Tailândia, uma base de produção e vendas para os veículos em questão, realizada para explicar detalhes da fraude de testes de segurança e medidas que serão tomadas.
“Vou liderar os esforços organizados por todo o grupo”, para resolver o problema, disse ele, comprometendo-se a identificar a causa da má conduta e tomar medidas preventivas para que a confiança no grupo seja recuperada e envios possam ser retomados.
Em 28 de abril, a Daihatsu disse que havia descoberto a irregularidade em testes de colisão lateral em 4 modelos, incluindo o Yaris Ativ, um modelo da Toyota produzido na Tailândia desde agosto de 2022, o Perodua Axia, fabricado e vendido na Malásia, e um modelo em desenvolvimento.
A má conduta, que veio à tona em um relatório delator, havia afetado um total de cerca de 101.700 unidades desde o fim de abril. Envios estão sendo suspensos na Tailândia e no Oriente Médio.
Fonte: Nippon