A temporada de influenza no Japão continuou em maio, com especialistas atribuindo a propagação prolongada de infecções à baixa imunidade de rebanho e o relaxamento do governo de medidas contra coronavírus.
Infecções em grupo forçaram algumas escolas a fechar inteiramente mesmo após as infecções terem atingido o pico em fevereiro.
“Essa é a primeira vez que temos tido tantas infecções”, disse um representante de uma escola do ensino médio na província de Oita, onde cerca de 500 pessoas, incluindo funcionários e um quarto de todos os estudantes, foram infectados entre 11 e 22 de maio após um festival esportivo.
Também neste mês, cerca de 500 estudantes em uma escola do ensino médio na província de Miyazaki foram infectados ao mesmo tempo em um festival esportivo, enquanto aproximadamente 100 alunos adoeceram em uma escola primária em Tóquio.
Especialistas também citaram que medidas contra a covid-19 evitaram infecções em massa por influenza a partir do fim de 2020, o que significa que a imunidade das pessoas diminuiu contra a doença. Eles advertiram sobre uma possibilidade de aumento nas infecções nesse inverno.
De acordo com um cálculo do Instituto Nacional de Doenças Infecciosas (NIID), o número semanal de casos de influenza reportados em instituições médicas designadas excedeu em um paciente no mês de dezembro, marcando o início da temporada de influenza pela primeira vez em anos.
Entretanto, enquanto o número de casos tenha atingido o pico a 12.91 por instituição na primeira metade de fevereiro, a temporada ainda não acabou. O número foi de 1.36 caso de 8 a 14 de maio, comparado a 0.74 para o mesmo período no ano pré-pandemia de 2019.
Norio Sugaya, professor visitante na Universidade Keyo especializado em doenças infecciosas, disse que infecções por influenza diminuíram durante o surto de covid-19, visto que as pessoas adotaram o uso de máscara em massa e evitaram sair para comer fora.
Sugaya disse que a propagação prolongada deste ano foi causada pela imunidade de rebanho enfraquecida, assim como a decisão do governo de rebaixar o status legal da Covid no início deste mês e relaxando amplamente as políticas antivírus, enquanto também alerta que infecções em grupo podem ocorrer mesmo no verão se o vírus for trazido por pessoas que vêm do exterior.
“Os idosos, crianças pequenas e pessoas com comorbidades estão sob risco de ficar gravemente doentes”, alertou Sugaya sobre o próximo inverno, pedindo a elas que “se vacinem e estejam preparadas”.
Fonte: Mainichi