Você já imaginou o quanto custa realizar um funeral? Mesmo que você faça um chokuso (直葬, funeral direto em tradução livre), em que o corpo é transportado diretamente para o crematório sem velório ou cerimônia de despedida, os custos podem ficar entre 200.000 a 250.000 ienes. Se o falecido não deixou nenhuma reserva de dinheiro para o funeral, a família enlutada precisa despender o valor, mas a carga de custos pode ser reduzida usando o sistema de subsídio de custos funerários das prefeituras.
Se o falecido estava inscrito no Seguro Nacional de Saúde (Kokumin Kenko Hoken), os enlutados e outras pessoas que realizaram o funeral têm direito a uma “taxa de rituais funerários” (Maiso-hi 葬祭費). O valor varia de local para local, com uma taxa fixa de 70.000 ienes nos 23 distritos de Tóquio, mas em muitas cidades o valor fica entre 30.000 e 50.000 ienes. Por exemplo, na cidade de Yokohama, o benefício para falecidos que faziam parte do Kokumin Kenko Hoken é de ¥50.000. As despesas de funeral também são pagas se o falecido tiver 75 anos ou mais e fazer parte do sistema do seguro de saúde para idosos em estágio avançado (Koki Koureisha Iryo Seido 後期高齢者医療制度).
Se o falecido estava inscrito no seguro de saúde por alguma empresa (kenko hoken 健康保険), os dependentes que realizaram o funeral podem receber uma “taxa para enterro” fixa de 50.000 ienes, ou um máximo de 50.000 ienes se o funeral foi realizado por alguém que não seja um dependente ou pessoa com quem ele compartilhava moradia.
Ambos os subsídios só podem ser recebidos se forem solicitados. Se o falecido era membro do sistema do Seguro Nacional de Saúde, a solicitação deve ser feita à prefeitura de onde residia. O processo de solicitação varia de região para região, mas requer:
- Cartão de seguro de saúde do falecido
- Algum documento que confirme que o solicitante é um enlutado, como um recibo de uma empresa de serviços funerários
- Carimbo (Inkan)
- Cópia da caderneta bancária ou do número da conta de uma instituição financeira
Se o falecido era inscrito no kenko hoken, a solicitação deve ser feita na respectiva filial da Associação Nacional de Seguro de Saúde da província. Quando um dependente faz a solicitação, além do formulário de solicitação, é necessário o comprovante do empregador, e, caso contrário, é necessária uma cópia da certidão de óbito ou outro documento que confirme o falecimento. Quando a solicitação é feita por alguém que não seja um dependente ou uma pessoa que more com o solicitante, um recibo e uma declaração de despesas de sepultamento devem ser apresentados adicionalmente.
De acordo com uma pesquisa realizada em 2010 pela Associação de Consumidores do Japão, a média nacional de custos de funeral foi de aproximadamente 2 milhões de ienes.
Embora os custos possam ser menores do que isso, dependendo do número de participantes e do tamanho do local, não há dúvida de que é necessária uma grande soma de dinheiro. Os subsídios públicos podem ser pequenos em comparação com o custo total, mas ainda há tempo para solicitar, sendo que todas as solicitações devem ser feitas no prazo de dois anos a partir da data do funeral (ou da data do falecimento em algumas áreas). Por isso é importante guardar os recibos da empresa funerária e fazer a solicitação quando necessário.
Fonte: Nikkei