O governo do Japão informou na manhã de segunda-feira (29) que a Coreia do Norte enviou comunicado à Guarda Costeira que lançará um míssil balístico intercontinental (ICBM) chamado de “satélite artificial” entre a 0h de 31 de maio e 0h de 11 de junho.
Especificamente, o comunicado explica que o míssil passará sobre o Mar Amarelo e o Mar da China Oriental, em direção leste da Ilha de Luzon (Filipinas).
Em resposta a isso, o primeiro-ministro Fumio Kishida pediu aos ministérios e às agências relevantes que tomem todas as medidas possíveis para coletar e analisar informações e fornecer informações ao público de forma adequada; cooperar com países relevantes, como os Estados Unidos e a Coreia do Sul, para tentar conter essa ação; além de instruir para assumir uma postura perfeita em preparação para circunstâncias imprevistas.
Como é possível que esse míssil intitulado “satélite artificial” passe sobre as ilhas da província de Okinawa, antes das 9h o governador criou uma força-tarefa para ficar alinhado com o governo do país.
Fontes: NTV e NHK