Em 2 de janeiro, uma série de avistamentos de urso ocorreu na cidade de Otsuchi (Iwate). Por volta das 9h, diversas pessoas viram o urso caído dentro do mar e tentando voltar para a terra. Em seguida, o urso correu para a praia e fugiu para um estaleiro. Funcionários da prefeitura, caçadores e cidadãos tentaram capturá-lo, mas não conseguiram.
Imagens registradas por um morador mostram o urso, que tem mais de um metro de tamanho, caindo no mar, nadando e tentando chegar à costa. O urso conseguiu sair do mar e começou a andar pela cidade. Diversos moradores locais se reuniram para ver essa situação inusitada. Momentos depois, o animal entrou dentro do estaleiro.
A cidade evacuou os funcionários do estaleiro e montou armadilhas na tentativa de capturar o urso, mas ele permaneceu imóvel dentro de uma oficina do estaleiro e ainda não havia sido capturado até as 19h.
De acordo com a cidade e a polícia, até o momento não houve relatos de ataques do urso, mas a prefeitura e a polícia estão em alerta.
Não há casas ou outras estruturas nas proximidades do local, e a cidade instalou câmeras de vigilância e suspendeu a operação de captura às 19h.
As autoridades pretendem anestesiar o urso e devolvê-lo para as montanhas.
Fonte: ANN