O Vaticano faz parte de uma missão de paz para acabar com a guerra na Ucrânia, disse o papa Francisco no domingo (30).
“A missão está em curso agora, mas ainda não é pública. Quando ela se tornar pública, eu a revelarei”, disse Francisco aos repórteres.
O pontífice fez os comentários quando retornou para Roma após uma viagem de 3 dias para a capital húngara de Budapeste.
Durante sua visita, Francisco se encontrou com um representante da igreja russa ortodoxa pró-Kremlin, o metropolitano Hilarion, e separadamente com o primeiro-ministro húngaro Viktor Orbán.
Questionado se as reuniões poderiam acelerar a paz, Francisco disse: “Acredito que a paz é sempre feita ao abrir canais, a paz nunca pode ser feita por fechamento”.
Também questionado se ele estava disposto a facilitar o retorno de crianças ucranianas levadas pela Rússia, o papa disse: “A Santa Fé está disposta a agir porque é certo, é isso”.
Em uma reunião com o papa na semana passada, o primeiro-ministro ucraniano Denys Shmyhal pediu assistência a Francisco com o retorno das crianças.
Francisco também ouviu testemunhos de refugiados, muitos da Ucrânia, e durante sua visita a Budapeste fez um apelo pela importância de caridade.
No domingo, o pontífice também disse aos repórteres que estava se sentindo melhor após ser hospitalizado no fim de março com um problema de infecção respiratória.
Fonte: CNN