A Agência de Meteorologia do Japão (AMJ) anunciou na terça-feira (23) a previsão do tempo e também da pluviosidade de junho, julho e agosto.
A previsão no verão é de temperaturas normais ou com tendência de um pouco mais elevadas em ampla área, de Kanto a Kyushu. No entanto, nas ilhas Amami (Kagoshima) e na província de Okinawa prevê-se um verão rigoroso, com calor acima da média, em julho e agosto.
Portanto, para quem pensa em desfrutar das praias, seja em Kyushu ou em Okinawa, prepare-se para enfrentar um calor intenso.
Estação chuvosa
Amami e Okinawa já estão na estação chuvosa desde 18 de maio, com 2 semanas de atraso, sendo que as demais províncias do país têm previsão para a segunda quinzena de junho.
Fora esse período, a previsão indica que a pluviosidade seja dentro da média anual, mas pode ser que aconteça uma chuva forte superior a 150mm em 3 horas, por isso, é importante ter o mapa dos locais de risco (hazard map) em mãos e também o necessário para o caso de ordem para evacuação da área.
Em geral, a precipitação nos próximos 3 meses tende a ficar dentro da média.
É provável que o fenômeno El Niño ocorra neste verão, conforme foi anunciado em 15 deste mês. Se ocorrer, poderá aumentar as chuvas e também o calor.
Fontes: NHK e Tenki